Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-02-2008

Museu Britânico e Exército querem salvar legado arqueológico
Especialistas concentrarão seus esforços nos museus saqueados durante a guerra
Museu Britânico e Exército querem salvar legado arqueológico

O Museu Britânico e o Exército do Reino Unido se propuseram a colaborar em uma nova iniciativa destinada a salvar as riquezas arqueológicas do Iraque não destruídas durante a guerra.

O plano, divulgado esta semana pelo jornal especializado "Art Newspaper", parte de um estudo dos locais arqueológicos, incluindo as antigas cidades sumérias de Warka e Eridu para examinar posteriormente o nível dos destroços e dos saques sofridos.

Os especialistas também concentrarão seus esforços nos museus saqueados durante a guerra do sul do Iraque, como os de Basra, Kut, Amara e Wasit.

Tom Holloway, oficial do Exército britânico destacado em Basra, disse ao jornal que os militares poderão prestar socorro e proteção aos arqueólogos nesses locais.

O papel do Exército britânico nesse projeto cultural consistirá em facilitar o trabalho dos especialistas e dar assistência na hora de assinar contratos que precisem de financiamento aproveitando seus contatos com procuradores privados iraquianos.

No Museu Britânico, o especialista que se ocupará do tema é John Curtis, que está a cargo das coleções do Oriente Médio e é um perito no Iraque e Irã.

Curtis reconheceu que o plano está ainda em sua fase inicial e que não foi falado com as autoridades iraquianas, que são extremamente importantes em tudo isto, mas qualificou de "animador" o fato de o Exército começar a se interessar pela herança cultural do país destruído.

"Houve saques terríveis, mas achamos que têm diminuindo ultimamente, como pode ser observado pelas fotografias tiradas por satélite", explica Curtis.

Segundo o "Art Newspaper", os soldados britânicos não estarão, no entanto, encarregados de patrulhar os sítios arqueológicos para impedir saques.

Antes da invasão anglo-americana de 2003, as coleções dos museus do sul do Iraque foram levadas para o museu de Bagdá.

Agora, uma equipe de especialistas terá que determinar se os pequenos museus dessa parte do país estão em condições de receber de novo suas coleções.

Museu Britânico e Exército querem salvar legado arqueológico. Especialistas concentrarão seus esforços nos museus saqueados durante a guerra.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir