Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-02-2008

Reféns das Farc são libertados na Colômbia após 6 anos
Os quatro ex-congressistas colombianos ficaram em cativeiro na selvaOperação de libertação foi coordenada pela Venezuela
Reféns das Farc são libertados na Colômbia após 6 anos
Foto: www.g1.com.br

Os quatro ex-congressistas colombianos que estavam seqüestrados havia seis anos foram entregues pelos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (organização conhecida como Farc) nesta quarta-feira (27). Eles estão "sãos e salvos", segundo o porta-voz da Presidência da Venezuela, Jesse Chacón.

Os helicópteros que transportam os quatro políticos colombianos (os ex-congressistas Gloria Polanco de Lozada, Luis Eladio Pérez, Orlando Beltrán e Luis Eduardo Gechem) estão voando para a Venezuela, afirmou o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos. "Nos deram a informação de que eles já partiram, e nos trazem provas de sobrevivência", disse Santos a jornalistas na sede do ministério, em Bogotá.

Os quatro ex-congressistas colombianos serão entregues a uma missão humanitária venezuelana na selva da Colômbia, anunciou Chacón. Segundo ele, os helicópteros aterrissarão na base de São Domingo, no estado de Táchira, de onde seguirão os reféns liberados e os membros da missão rumo a Caracas.

Após a entrega desses quatro ex-parlamentares que estavam sob poder da guerrilha, as Farc anunciaram nesta quarta-feira que não farão mais libertações unilaterais de reféns até que o governo aceite desmilitarizar dois povoados de Valle del Cauca.

Operação Caracas

A operação está sendo coordenada pelo governo venezuelano. No início do mês, a guerrilha prometeu entregar ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e à senadora colombiana, Piedad Córdoba, os ex-congressistas Gloria Polanco de Lozada, Luis Eladio Pérez, Orlando Beltrán e Luis Eduardo Gechem.

O seqüestro de Gechem, há seis anos, provocou a ruptura das discussões para um acordo de paz entre a guerrilha e o governo do então presidente colombiano Andres Pastrana.

O Exército colombiano anunciou um cessar-fogo na região da selva colombiana de Guaviare (no sudeste do país), local em poderia ser utilizado novamente pela guerrilha para libertar o segundo grupo de reféns. Em janeiro, as então reféns Clara Rojas e Consuelo González de Perdomo foram colocadas em liberdade neste mesmo lugar.

Reféns das Farc são libertados na Colômbia após 6 anos.

Os quatro ex-congressistas colombianos ficaram em cativeiro na selvaOperação de libertação foi coordenada pela Venezuela.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir