Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-02-2008

SP tem 80 mil imóveis irregulares.
Segundo a prefeitura, grande parte tem área construída acima das normas.
SP tem 80 mil imóveis irregulares.

Oitenta mil imóveis estão irregulares na capital. Alguns deles nem existem para a prefeitura. Segundo a Secretaria das Subprefeituras, boa parte deles apresenta área construída fora das normas estabelecidas pelo município.

Reportagem do SPTV desta quarta-feira (27) mostrou um prédio na Lapa, na Zona Oeste, que tem 72 apartamentos ocupados, mas não tem habite-se, que é o certificado de conclusão da obra.

A área construída está muito acima do que é permitido por lei. Os moradores, que pagam R$ 400 por mês de aluguel, não sabem da irregularidade. O dono do imóvel foi multado em R$ 246 mil pela prefeitura. Por telefone, ele disse à reportagem que o imóvel está regular.

Segundo o secretário Andrea Matarazzo, das Subprefeituras, apenas a multa pecuniária nesses casos não tem sido suficiente. "Até porque os prejuízos são irreversíveis. São prejuízos culturais para São Paulo", disse.

Quem for comprar ou alugar deve pedir a documentação do imóvel ao proprietário e verificar na Subprefeitura se o projeto tem o habite-se. Para fazer denúncias de construções irregulares é só ligar no 156 ou entrar no site da prefeitura (www.prefeitura.sp.gov.br) e acessar o sistema de atendimento ao cidadão (SAC).

SP tem 80 mil imóveis irregulares.
Segundo a prefeitura, grande parte tem área construída acima das normas.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir