Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-02-2008

França comemora libertação de outros reféns da FARC.
Esse encontro reforçou sua "determinação de trabalhar a favor de uma solução humanitária que permita a libertação rápida de todos os reféns",
França comemora libertação de outros reféns da FARC.

Paris, 27 fev (EFE).- A França comemorou hoje a libertação de quatro reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que constitui um "poderoso estímulo" para tentar conseguir a dos outros seqüestrados, entre eles a franco-colombiana Ingrid Betancourt.

"O êxito" da operação de hoje é "um poderoso estímulo para mobilizar todas as ajudas úteis para alcançar, juntos, uma solução humanitária urgente ao drama dos reféns", afirmou o ministro de Exteriores francês, Bernard Kouchner, em comunicado.

Kouchner ressaltou que está em jogo a sobrevivência dos reféns mais debilitados, como Betancourt, há seis anos em cativeiro.

O ministro cumprimentou "especialmente" os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Colômbia, Álvaro Uribe, por sua "ação resolvida e sua plena cooperação".

Ele também elogiou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha por sua "colaboração" na operação.

A Cruz Vermelha anunciou hoje a libertação dos quatro ex-legisladores colombianos Gloria Polanco de Lozada, Orlando Beltrán Cuéllar, Luis Eladio Pérez e Jorge Eduardo Géchem Turbay, que estão viajando rumo à Venezuela.

"Conforme o compromisso" do presidente francês, Nicolas Sarkozy, Kouchner reafirmou "a determinação da França de trabalhar sem descanso por uma solução humanitária que permita a libertação de todos os reféns".

Sobre a libertação dos quatro reféns hoje, o ministro disse que compartilha "o alívio e a emoção" de seus familiares e amigos, com os quais se tinha reunido em sua viagem a Caracas e Bogotá na semana passada.

Esse encontro reforçou sua "determinação de trabalhar a favor de uma solução humanitária que permita a libertação rápida de todos os reféns", afirmou o chefe da diplomacia francesa. EFE

França comemora libertação de outros reféns da FARC.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir