Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-02-2008

Por Betancourt, Chávez faz apelo ao líder das Farc
Reféns soltos na quarta-feira (27) disseram que estado de Ingrid é delicado
Por Betancourt, Chávez faz apelo ao líder das Farc
Foto: Reuters

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu ao chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), "Manuel Marulanda", que ordene a transferência de Ingrid Betancourt a um local onde o líder dos guerrilheiros a tenha próximo de si enquanto continuam "tramitando" a libertação da ex-candidata presidencial.

"Isso é urgente", disse o governante a Pedro Antonio Marín, conhecido como "Manuel Marulanda" ou "Tirofijo", ao insistir em que Betancourt deve ser levada "a um comando mais próximo de si".

"É possível que ("Marulanda") não saiba" que as condições de seu cativeiro são "muito delicadas", acrescentou Chávez, que lembrou que Betancourt, seqüestrada há seis anos pela guerrilha, é "a única mulher que ainda está" em poder do grupo.

O pedido ao guerrilheiro foi feito pelo presidente venezuelano em reunião com os quatro ex-congressistas colombianos entregues na quarta-feira (27) pelo grupo a uma missão governamental venezuelana e da Cruz Vermelha nas selvas da Colômbia.

Estas quatro pessoas "nos indicam", reiterou Chávez, que a situação de Betancourt "é muito difícil", e que é preciso "ver como procuramos a libertação de Ingrid e, espero, de todos" os reféns das Farc.

O governante disse que agradecia "muito" que o grupo guerrilheiro do país vizinho já tenha entregado seis seqüestrados, o que demonstra, ressaltou, que "acredita em mim", e se comprometeu a continuar cumprindo "nossa palavra" de tramitar a libertação de todos os cativos.

"Ninguém vai nos tirar do caminho comum que temos", acrescentou e insistiu em que ratificava à Colômbia "a maior vontade do governo e do povo venezuelano de continuar fazendo de tudo até soltar todos".

A ex-congressista Gloria Polanco de Lozada, a única mulher libertada na quarta-feira, insistiu a Chávez na mesma reunião: "Ingrid está muito mal presidente, por favor, o senhor tem um coração grande".

Antes, o ex-congressista colombiano Luis Eladio Pérez, outro dos libertados na quarta, afirmou que o grupo guerrilheiro "se irritou com Ingrid Betancourt" e que "é preciso fazer algo" porque ela "tem problemas físicos e está sendo muito maltratada pela guerrilha".

Betancourt, seqüestrada em 23 de fevereiro de 2002, tem um "problema recorrente de fígado" e que está "mal física e moralmente".

Por isso, "é preciso pedir, clamar e exigir a liberdade de Ingrid", afirmou o ex-congressista, que também revelou que a última vez que a viu foi "no dia 4 de fevereiro, quando começamos a caminhada rumo à liberdade", em alusão ao dia em que passaram a andar ao local onde foram libertados.

O ex-congressista insistiu em que ela "está muito mal", talvez "pior" que na prova de vida divulgada em dezembro passado e na qual, em uma fotografia, Betancourt aparece acorrentada, muito magra e com o olhar baixo.

Por Betancourt, Chávez faz apelo ao líder das Farc. Reféns soltos na quarta-feira (27) disseram que estado de Ingrid é delicado.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir