Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-02-2008

Príncipe Harry está lutando secretamente no Afeganistão
Ele estava anônimo junto às tropas britânicas sob o codinome de Cornet Wales
Príncipe Harry está lutando secretamente no Afeganistão
Foto: Tim Ockenden/Reuters

De forma anônima, o príncipe Harry, filho de Diana e Charles, está lutando com o Exército britânico no Afeganistão desde dezembro de 2007.

O príncipe de Gales, de 23 anos, foi enviado para a perigosa província de Helmand, no sul do Afeganistão, para combater os talibãs. É nesta região que estão localizadas as bases da maioria das tropas britânicas no país. Harry pertence ao regimento "Household Cavalry".

Nesta quinta-feira (28), quando "vazou" a informação de que Harry está no Afeganistão, o governo britânico decidiu rever sua presença no país. Inicialmente, ele ficaria no país por dois meses e meio.

A notícia da sua participação militar no Afeganistão foi confirmada oficialmente pelo governo depois que o site norte-americano "Drudge Report" rompeu um acordo de silêncio da mídia. Segundo o site, a informação foi retirada de uma reportagem publicada em uma revista feminina da Austrália chamada "New Idea".

Os detalhes desta missão de Harry no Afeganistão não foram publicados porque toda a mídia britânica assinou um embargo aceitando ficar em silêncio. Até mesmo amigos de Harry e generais que atuam no país deixaram de ser informados da presença do príncipe para que a informação não pudesse chegar aos inimigos talibãs.

Segundo o jornal britânico "The Guardian", o príncipe está vivendo e trabalhando em uma base militar muito fortificada na província de Helmand.

Sob o codinome de Cornet Wales, Harry tem atuado no controle aéreo avançado. Ainda de acordo com o "The Guardian", ele é responsável pela coordenação do apoio aéreo e da aviação em toda a região. É o príncipe, por exemplo, que ordena os jatos a atirar bombas em posições inimigas.

O jornal britânico diz que Harry está feliz com a possibilidade de atuar de forma "normal", como os outros soldados. Ele teria dado entrevistas sobre o trabalho que fazia antes, de monitoramento dos soldados inimigos em telas que costumava chamar de "Kill TV" (TV de matar, em uma tradução livre). Ele também deu nome ao inimigo que combatia, que chama de "Terry Taliban".

Harry recebeu treinamento militar para ser o líder de tropas que atuam no front, com veículos de reconhecimento.

No Iraque
Harry, terceiro na linha de sucessão ao trono britânico, já havia manifestado seu desejo de combater ao Iraque, mas o Ministério da Defesa da Grã-Bretanha decidiu não enviá-lo ao país por razões de segurança.

Príncipe Harry está lutando secretamente no Afeganistão
Ele estava anônimo junto às tropas britânicas sob o codinome de Cornet Wales.
Filho de Diana e Charles serve na perigosa província de Helmand.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir