Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 28-02-2008

Gilberto Silva, o amuleto de Eduardo
Médicos destacam ajuda do volante, que foi tradutor e também impediu a amputação
Gilberto Silva, o amuleto de Eduardo
Foto: Reprodução

Eduardo da Silva, se recuperando da cirurgia para a correção da fratura na perna esquerda, receberá nesta quinta-feira, em sua casa, a visita de Gilberto Silva. Durante o encontro, o atacante poderá agredecer o empenho do companheiro, que no domingo passado teve papel essencial nos primeiros minutos do seu tratamento. O volante estava no banco de reservas e entrou em campo para ajudar como tradutor. Ele fez a ponte entre o fisioterapeuta Gary Lewin e o jogador machucado, que momentos após ter sido atingido só falava o português. Os próprios médicos que trataram de Eduardo confirmaram a importância da participação do volante e disseram que suas informações ajudaram a evitar a amputação do pé da vítima.

Gilberto não está satisfeito com o pouco aproveitamento nesta temporada. Em alguns jogos, sequer tem ficado no banco de reservas. Mas para a felicidade de Eduardo, o técnico Arsene Wenger decidiu relacionar o volante no jogo contra o Birmingham, sábado passado, quando o zagueiro Martin Taylor acertou um violento carrinho no atacante, quebrando a sua perna.

Do banco, Gilberto acompanhou o lance. Mas não teve tempo de se revoltar. Segundos depois, pelo rádio, o fisioterapeuta pediu a sua entrada em campo. Gary Lewin não conseguia entender o que Eduardo da Silva falava. Precisava de alguém para traduzir. E precisava correr contra o tempo, pois os primeiros 45 minutos do tratamento seriam essenciais para salvar a carreira do brasileiro.

Eduardo estava consciente, mas completamente distraído e só falava em português. Com a ajuda de Gilberto, Lewin explicou ao atacante o que estava acontecendo, como ele iria se sentir e que tipo de sinal com a mão poderia fazer para avisar sobre qualquer tipo de dor.

A complicação seguinte foi a posição em que Eduardo caiu no gramado. Em alguns casos, é fácil tratar pessoas deitadas de costas no chão e com as pernas estendidas. Mas o atacante não parava de se mexer por causa das dores. Então, Lewin pediu que Gilberto explicasse a situação para Eduardo, que passou a receber "gás do riso". O analgésico alivia a dor e acalma o paciente. A partir daí, o jogador foi imobilizado para, em seguida, ser transportado para o hospital Selly Oak, em Birmingham, onde foi operado.

Eduardo está em casa desde a última quarta-feira, quando recebeu alta em Londres. O jogador já recebeu mais de 25 mil mensagens de e-mail de pessoas lhe desejando boa recuperação. Os interessados poderão mandar seu recado por intermédio do site oficial do Arsenal.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir