Categoria Policia  Noticia Atualizada em 28-02-2008

Polícia apreende mil livros escolares destinados a professor
Exemplares encontrados tinham questões respondidas e não poderiam ser vendidos
Polícia apreende mil livros escolares destinados a professor
Foto: Reprodução

Aproximadamente mil exemplares de livros do professor foram apreendidos em três sebos no Centro do Rio na manhã desta quinta-feira (28). Os exemplares dos livros são destinados apenas a professores, já que têm respostas de questões elaboradas. Eles não podem ser vendidos, reproduzidos ou doados, sob pena de violação de direitos autorais.

A operação foi feita pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM).

A ação faz parte de uma campanha nacional da Associação Brasileira dos Editores de Livros e da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR) contra o comércio ilegal do livro do professor.

A estimativa é que mais de oito mil livros já tenham sido apreendidos em todo país. A iniciativa, que foi criada em 2006, visa conscientizar a sociedade brasileira quanto ao livro do professor, destinado somente para fins pedagógicos.

A campanha também tem a intenção de avisar os educadores e percorrer escolas de ensino fundamental e médio. Além disso, a ABDR realiza apreensões em estabelecimentos infratores, identificados a partir do mapeamento do Comércio Ilegal de Livros do Professor. Em 2006, a primeira ação foi realizada em Goiânia, Goiás.

Operações em outros estados
Em fevereiro deste ano, uma ação em São Paulo resultou na apreensão de quatro mil livros. Em setembro de 2007, 800 exemplares foram encontrados em sebos e livrarias de Fortaleza, no Ceará. A capital cearense foi o local de uma outra blitz em novembro do mesmo ano, com a apreensão de 300 exemplares. Em outubro, uma operação em Belo Horizonte, Minas Gerais, resultou no recolhimento de 400 livros do professor.
Em 2008, os mesmos locais foram submetidos a uma nova fiscalização, ainda mais rigorosa.

A Abrelivros estima que cerca de 450 mil a um milhão de exemplares sejam comercializados ilegalmente, gerando um prejuízo de R$ 20 a R$ 40 milhões.

Polícia apreende mil livros escolares destinados a professor. Exemplares encontrados tinham questões respondidas e não poderiam ser vendidos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir