Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-02-2008

Tremor de terra no Ceará atinge 3,9 graus na escala Ritcher
Famílias estão desabrigadas e foram acomodadas em barracas de lona
Tremor de terra no Ceará atinge 3,9 graus na escala Ritcher

Os tremores que atingiram a região Norte do Ceará na madrugada desta sexta-feira (29), alcancaram a magnitude de 3,9 graus na escala Ritcher, segundo informações da Defesa Civil do estado. Famílias estão desabrigadas e foram acomodadas em barracas de lona em Sobral, cidade mais afetada pelo abalo sísmico.

Cerca de 100 tremores foram registrados em várias cidades do Ceará a partir das 2h. O chefe do Laboratório de Sismologia da Defesa Civil do estado do Ceará, Francisco Brandão Melo, disse ao G1 que a magnitude do tremor foi divulgada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. "Esse foi o maior de todos".

Brandão disse que a população está apavorada. "O barulho foi forte e deixou os moradores em pânico. Isso já seria suficiente para as pessoas se acostumarem com o fenômeno, mas a gente sabe que as coisas não são simples. Muitas casas foram rachadas e destelhadas. Os danos foram muito grandes."

Ainda segundo a Defesa Civil, este ano já haviam sido registrados três abalos sísmicos na região. Os sismógrafos apontaram um abalo de 3,5 graus na escala Ritcher em 13 municípios, há cerca de dez dias.

Os especialistas explicam que esses abalos sísmicos são típicos dessa região do Nordeste, por conta da acomodação das placas terrestres. "A população vai ter de se acostumar com isso, porque a possibilidade de isso acontecer novamente é grande", disse Brandão.

Tremor de terra no Ceará atinge 3,9 graus na escala Ritcher. Famílias estão desabrigadas e foram acomodadas em barracas de lona.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir