Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-02-2008

Nascidos em anos bissextos festejam aniversário
A cada quatro anos, mês de fevereiro tem 29 dias, em vez dos habituais 28
Nascidos em anos bissextos festejam aniversário
Foto: Frâncio Hollanda/G1

Os nascidos em 29 de fevereiro, data que só aparece no calendário a cada quatro anos, estão animados para festejar nesta sexta-feira. Pessoas que nasceram neste dia costumam ser alvo de brincadeiras, mas, em 2008, elas têm a chance de comemorar o aniversário no dia certo.

De acordo com Regério Bacellar, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), os pais dos nascidos no dia 29 de fevereiro não podem mais negociar na hora de registrar os filhos. "Até 1992, os pais tinham a chance de declarar o nascimento no dia 28 de fevereiro, 29 de fevereiro ou 1º de março. Agora, eles devem ser registrados no dia 29", afirma Bacellar.

Anabella Carvalho, que completa 28 anos em 2008, conta que não foi uma tarefa fácil ser registrada no dia 29 fevereiro em Araxá (MG). "Soube pelo meu pai que só me registraram na data certa após pedidos insistentes da minha avó paterna", conta.

Festa personalizada
A empresária Paula Hellmeister resolveu convidar pessoas importantes em sua vida para a chegada dos 40 anos. Ao todo, ela calcula que entre 400 e 500 pessoas compareçam à noitada. "Quero que a festa tenha a minha cara, não faço questão que seja um mega evento", afirma. Esposa do presidente do Jockey Clube de São Paulo, Paula escolheu a cocheira do local para reunir os convidados.

"As pessoas vão sair cansadas de tanto se divertir", diz, cheia de expectativa. A aniversariante revela que não abriu mão da champanhe rosê e do brigadeiro para a festa. "São coisas que eu amo, é uma festa personalizada".

Paula também não abriu mão da superstição para atrair energias positivas. "Dia 29 é dia de comer nhoque para dar sorte. Fiz questão de colocar o prato no cardápio", conta. Apesar de ter nascido no dia 29 de fevereiro, a empresária foi registrada no dia 1º de março. "Em anos bissextos, recebo parabéns triplos. As pessoas me ligam nos dias 28, 29 e 1º."

Comemoração inversa
Sérgio Luiz Bambace completa 68 anos no dia 29 de fevereiro e pretende reunir a família em São Paulo. Como tem um filho nascido no dia 28 de fevereiro, normalmente festejar o aniversário um dia antes. "Mas, neste ano, meu filho que vem comemorar comigo", diz o professor universitário aposentado e diretor teatral.

Como a data acontece apenas a cada quatro anos, Bambace divide a idade por quatro e brinca dizendo que é o caçula da família.

Sem desculpa para esquecer
Anabella diz que gosta de comemorar o aniversário no dia 28 de fevereiro. "Às vezes, familiares que acabam esquecendo e me parabenizam no dia 1º de março. Nem posso ficar chateada, já que não estão errados", afirma

Este ano não há desculpa para o esquecimento. "Quando não é bissexto passo dois dias esperando cumprimentos."

O "dia extra"
Esse dia a mais acontece a cada quatro anos, sempre em fevereiro. A explicação: a Terra demora 365 dias e seis horas para dar uma volta completa em torno do Sol. A cada quatro anos é feita a compensação dessas seis horas, com o acréscimo de um dia no calendário; é o 29 de fevereiro.

"Sem esse ajuste, o calendário ficaria defasado com o passar dos anos e as estações teriam início fora do período adequado", explica Ana Maria Zodi, pesquisadora de visão de astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Numerologia
A numeróloga Claudete Muze contou ao G1 que os nascidos em 29 de fevereiro são extremistas. "Ou eles estão muito felizes ou muito tristes, ou amam profundamente ou odeiam", afirma.

Segundo Claudete, eles acreditam intensamente em suas opiniões e crenças. "Possuem intuição, intelectualidade, inspiração e idealismo para alcançarem suas metas. São pessoas de difícil convivência, porque tendem a ter mudanças repentinas de humor."

Nascidos em anos bissextos festejam aniversário. A cada quatro anos, mês de fevereiro tem 29 dias, em vez dos habituais 28.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir