Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-02-2008

Ofensiva da Turquia no norte do Iraque chega ao fim, diz TV
De acordo com a rede, as tropas j� come�aram a retornar � Turquia
Ofensiva da Turquia no norte do Iraque chega ao fim, diz TV

A ofensiva turca no norte do Iraque contra os insurgentes do Partido dos Trabalhadores do Curdist�o (PKK, guerrilha separatista curda) acabou � meia-noite, informou o canal de not�cias turco NTV.

De acordo com a rede, as tropas come�aram a retornar � Turquia. Muitos ve�culos militares seguiam para a cidade de Cukurca, na fronteira com o norte do Iraque, segundo a NTV.

Avi�es de guerra turcos bombardearam as posi��es do PKK no norte do Iraque durante a noite de quinta-feira, mas a situa��o era tranq�ila na regi�o na manh� desta sexta (29).

A emissora n�o citou suas fontes, mas os correspondentes que cobrem a opera��o do lado iraquiano mencionaram autoridades curdas que indicaram o fim das hostilidades, sobretudo na regi�o de Zap.

A ofensiva terrestre turca contra as bases do PKK no norte do Iraque come�ou no dia 21 de fevereiro.

De acordo com o �ltimo balan�o divulgado pelo Estado-Maior turco, a incurs�o, realizada em pleno inverno e com apoio da avia��o e da artilharia, deixou 237 guerrilheiros e 27 soldados turcos mortos.

Caso a informa��o seja confirmada por uma fonte oficial turca, significaria que a ofensiva teve dura��o de oito dias, com milhares de soldados (at� 10 mil, segundo a imprensa turca) combatendo do outro lado da fronteira.

Na quinta-feira, a Turquia se negou a deixar o Iraque, apesar dos insistentes pedidos do presidente americano, George W. Bush, e de seu secret�rio de Defesa, Robert Gates, que visitou Ancara e defendeu o fim r�pido da opera��o.

Ofensiva da Turquia no norte do Iraque chega ao fim, diz TV. De acordo com a rede, as tropas j� come�aram a retornar � Turquia

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir