Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 29-02-2008

Urna eletrônica biométrica
Eleitores de três cidades brasileiras serão cadastrados biometricamente a partir de segunda-feira
Urna eletrônica biométrica
Foto: Divulgação/TSE

Eleitores de três cidades brasileiras serão cadastrados biometricamente a partir de segunda-feira

Fabiana Monte

São Paulo, 27 de fevereiro de 2008 - A partir da próxima segunda-feira, 03/03, e até 01/04, 60 técnicos da Polícia Federal acompanharão o cadastramento biométrico de eleitores em três municípios brasileiros: Fátima do Sul (MS), São João Batista (SC) e Colorado D"Oeste (RO). Todos os eleitores terão que se cadastrar. Para isso, basta levar o título eleitoral.

Os eleitores terão seus dados pessoais, impressões digitais e fotografia lançados no novo cadastro, que será o maior do mundo em número de pessoas registradas biometricamente. Com o cadastramento biométrico, o TSE pretende excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra.

A expectativa do TSE é que em 10 anos 100% do eleitorado brasileiro esteja cadastrado no sistema e todos os estados do país tenham urnas com leitores biométricos. Este prazo se deve ao fato de que em ano eleitoral só se pode fazer cadastramento até o mês de maio e há um intervalo de 12 meses entre uma votação e outra. A estimativa é de que sejam gastos R$ 200 milhões no cadastramento de eleitores pelo sistema biométrico ao longo desse período.

Kit Bio

As informações biométricas serão recolhidas por meio da utilização do "Kit Bio", conjunto de equipamentos como câmera digital, scanner, software, leitor de impressão digital e laptop. Nesta quinta-feira, 28/02, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apresentará oficialmente o "Kit Bio". Foram compradas 60 unidades do kit que já estão nos Tribunais Regionais Eleitorais.

As três cidades servirão de "pilotos" para o projeto e haverá 20 técnicos para cada um dos locais para recolher as informações dos eleitores. Elas foram escolhidas por atender às condições estabelecidas pelo TSE: ter aproximadamente 15 mil eleitores; estar na iminência de passar por um processo de revisão de seu eleitorado; ser sede de zona eleitoral e ficar próxima à capital de seu estado; e atender à variabilidade necessária de teste das impressões digitais.

Fonte: http://wnews.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir