Categoria Economia  Noticia Atualizada em 29-02-2008

Bovespa opera em queda após sete pregões de valorização
Investidores aproveitam alta acumulada de 10,2% em fevereiro para realizar lucros
Bovespa opera em queda após sete pregões de valorização

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) começou a sexta-feira (29) operando em queda. Às 11h15, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, caía 1,15%, para 64.792 pontos. Os investidores realizam lucros após sete pregões seguidos de alta, que levaram a bolsa a acumular ganho de 10,2% em fevereiro.

A bolsa paulista acompanha o movimento dos mercados internacionais, onde as principais bolsas operam em queda. Na Europa, o FTSE-100, de Londres, opera em queda de 0,70%, enquanto o DAX, da bolsa de Frankfurt, na Alemanha, perde 1,57%.

Os mercados sentem os impactos do movimento das bolsas de valores norte-americanas na quinta-feira. O índice industrial Dow Jones teve queda, com a divulgação de dados da economia dos Estados Unidos piores que o esperado pelo mercado.

Em seu segundo dia de discurso, agora no Senado, o presidente do Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, Ben Bernanke, reconheceu na quinta-feira que a elevação da inflação deixa a tarefa do Fed mais difícil. Na quarta-feira, o chefe da autoridade monetária voltou a indicar que tomará as medidas necessárias para conter a perda de dinamismo econômico.

Apesar da piora no cenário, a Bovespa se beneficia por ter entre seus maiores componentes empresas exportadoras de matérias-primas, o que puxou uma leve alta de 0,09% no Ibovespa na quinta-feira. Cabe lembrar que Petrobras e Vale respondem por cerca de 30% do Ibovespa. São justamente estes papéis, em conjunto com as siderúrgicas, que vem provocando este descolamento do mercado acionário brasileiro.

Bovespa opera em queda após sete pregões de valorização. Investidores aproveitam alta acumulada de 10,2% em fevereiro para realizar lucros.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir