Categoria Politica  Noticia Atualizada em 29-02-2008

Encontro dos Municípios Sulinos
Em discurso o deputado estadual Theodorico Ferraço anunciou a realização de um encontro dos municípios sulinos
Encontro dos Municípios Sulinos
Foto: José Rubens Brumana

Em discurso proferido na Sessão Ordinária do dia 26.02.08, o deputado estadual Theodorico Ferraço anunciou a realização de um encontro dos municípios sulinos produtores de petróleo para debaterem alternativas conjuntas de desenvolvimento regional. Em data a ser marcada pela prefeita de Itapemirim, Norma Ayub Alves, co-idealizado do evento, o encontro visa a união dos municípios da região na implantação das condições necessárias para o desenvolvimento econômico sustentável, através de políticas, projetos e ações comuns voltadas principalmente à expansão dos setores petrolíferos e da industrial metal mecânica.

Para o parlamentar, que arvora a bandeira do resgate econômico do sul capixaba, através da descentralização econômica da Grande Vitória, este é um momento ímpar na história do Espírito Santo. "É preciso que o sul do Estado acorde o mais rápido possível. Os municípios de Alegre, Mimoso do Sul, entre outras regiões do sul capixaba, têm direito ao desenvolvimento econômico, antes registrado apenas na Grande Vitória. O governo do Estado tem se mostrado comprometido com a causa da descentralização econômica, criando condições para que ela ocorra verdadeiramente. O sul do Estado tem que ficar atento às oportunidades. Os municípios devem ser unir em torno de interesses e projetos comuns. E, para essa união, não existe partido político, não existem prefeitos opositores, não existem deputados. É a união de todos para geração do futuro".

Segue a integra do discurso do deputado Theodorico Ferraço

O SR. THEODORICO FERRAÇO - Sr. Presidente, Srªs. Deputadas e Srs. Deputados, o Estado do Espírito Santo está às portas de um grande desenvolvimento, que se anuncia inicialmente para Anchieta. Este momento ímpar será capaz de promover a descentralização econômica da Grande Vitória em direção ao interior do Estado, com o anúncio de um grande pólo siderúrgico paralelamente à produção da Plataforma de petróleo BC-10, em pleno Jubarte, na Bacia Petrolífera, a menos de sessenta quilômetros do litoral de Itapemirim, com ligações ao Norte com Guarapari, ao Sul com Marataízes e Presidente Kennedy.

Está é a hora. E, a Prefeita de Itapemirim, Srª. Norma Ayub Alves, estará, dentro de poucos dias, convidando todos os municípios do Sul do Espírito Santo para um encontro de discussão de alternativas para nos prepararmos frente ao grande avanço de desenvolvimento da região. O Governador Paulo Hartung está ciente deste propósito e com a sua inteligência e com o apoio que está tendo do Governo Federal, através do Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, tem muito a contribuir, principalmente através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, tão bem dirigida pelo ex-Ministro Guilherme Dias. O governo está muito feliz na sua administração porque tem um Ministro como seu Secretário, assim como tem nesta Casa a liderença do ex-Ministro, o ilustre Deputado Elcio Álvares.

Precisamos nos preparar porque Anchieta não comportará o desenvolvimento siderúrgico, muito menos o Porto Offshore. É necessário que o Sr. Governador do Estado do Espírito Santo e as prefeituras apóiem as atividades petrolíferas, pois quem quiser trabalhar em favor da geração de emprego e renda terá que adotar mecanismos de planejamento e infra estrutura que comportem áreas industriais, os chamados distritos industriais. Não podemos mais esperar acontecer, é preciso fazer acontecer. Por isso, a Prefeitura de Itapemirim está dando o pontapé inicial e nos próximos dias deverá fazer um convite regional para os municípios pensem de forma conjunta nesta preparação e usufruam desta grande vocação regional de geração de emprego e renda.

Srs. Deputados, temos que criar escolas de formação e qualificação de profissional para o setor metal mecânico e petrolífero. Dentro de quinze dias, a Prefeitura de Itapemirim estará inaugurando uma escola, já em união com a Universidade Federal do Espírito Santo e com outras faculdades particulares, que ofertará cursos voltados a estes setores econômicos. Precisamos qualificar a sociedade local, dando condições de disputar o mercado de trabalho em igualdade com profissionais de grandes centros que, por falta falta de qualificação ou formação local, sempre dominaram o mercado de trabalho. Hoje se paga cerca de seiscentos ou setecentos reais por uma matrícula em um curso profissionalizante ou graduação. A Prefeitura de Itapemirim irá custear o prédio da unidade de ensino, permitindo que o aluno pague cerca menos de duzentos reais, além de doar bolsas de estudos, selecionadas aos mais carentes - com boa aplicação no ensino médio, que poderão, como filhos de Deus, não apenas almejar, mas sim conquistar um diploma.

Parabenizamos a Prefeita Norma Ayub Alves por essa iniciativa. Com certeza ela, de quem somos auxiliar, contará com o apoio decisivo do Sr. Governador Paulo Hartung, do Sr. vice-governador Ricardo Ferraço e, particularmente, do Sr. Guilherme Dias, Secretário de Desenvolvimento, para formarmos um grande centro de acadêmico voltado ao setor siderúrgico e petrolífero. Em Itaipava, no município de Itapemirim, já contamos com dezoito salas de aula, construídas em convênio com o Governo do Estado do Espírito Santo, que irão preparar nossos jovens e adultos para o amanhã. Não queremos mais assistir às oportunidades de emprego serem ocupadas por profissionais especializados vindos de todas as partes do Brasil, devido à falta de profissionais qualificados em Cachoeiro, de Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, Anchieta, Piúma, Guarapari, Itapemirim e outros.

É preciso que o sul do Estado acorde o mais rápido possível. Os municípios de Alegre, Mimoso do Sul, entre outras regiões do sul capixaba, têm direito ao desenvolvimento econômico, antes registrado apenas na Grande Vitória. O governo do Estado tem se mostrado comprometido com a causa da descentralização econômica, criando condições para que ela ocorra verdadeiramente. O sul do Estado tem que ficar atento às oportunidades. Os municípios devem ser unir em torno de interesses e projetos comuns. E, para essa união, não existe partido político, não existem prefeitos opositores, não existem deputados. É a união de todos para geração do futuro. Assim, aplaudimos a iniciativa da Prefeitura de Itapemirim que, em busca de proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento econômico, social e humano, busca a união dos municípios da região, para que amanhã não seja tarde demais.

A PARTE DO DEPUTADO GIULIANNO DOS ANJOS

O Sr. Giulianno dos Anjos - Parabenizamos V.Ex.ª pelo pronunciamento de grande importância, principalmente no que tange a produção do nosso Estado. Logo que entramos nesta Casa de Leis manifestamos a intenção de fazer uma universidade pública federal em Barra de São Francisco para dar conta dos cursos profissionalizantes.

O Estado do Espírito Santo, hoje, está produzindo muito gás, petróleo, rochas e somos agraciados com isso. O Pronunciamento de V.Ex.ª é justo, entretanto não citou o Sr. Ricardo Ferraço, vice-governador, que também traz felicidade para o Estado porque assume várias atribuições. Parte do progresso e do desenvolvimento do Estado do Espírito Santo hoje se deve ao vice-governador, que pôde agir graças à credibilidade dada a ele pelo Sr. Governador Paulo Hartung.

O SR. THEODORICO FERRAÇO - Agradecemos a generosidade. Não fica bem fazer elogios ao Sr. Ricardo Ferraço, por ser ele meu filho. Se ele está conseguindo alcançar esse objetivo, como por exemplo, a missão da Quarta Ponte da Grande Vitória; da rodovia que ligará Cariacica e Vitória à Serra, isso se deve à confiança e, porque não dizer, à atitude do Sr. Paulo Hartung que está dividindo com ele e entregando-lhe missões de responsabilidade.

Como um bom pai e ele como um bom filho, agradecemos a lembrança de V.Ex.ª.

O Sr. Giulianno Dos Anjos - O que V.Ex.ª fala é pura verdade. O amor de pai para filho sempre será aplaudido pela população.

A PARTE DA DEPUTADA LUZIA TOLEDO

A Sr.ª Luzia Toledo - Parabenizamos V.Exª, quando fala com energia e auto-estima sobre o Sul do Estado. Precisávamos muito disso. E através de V.Ex.ª parabenizamos de público a Sr.ª Prefeita Norma Ayub Alves, porque além do belo trabalho que realiza no sul do Estado, se negou a fazer qualquer acordo com outras instituições bancárias, ficando com o Banco do Estado do Espírito Santo.

O SR. THEODORICO FERRAÇO - Agradecemos o aparte e informamos que utilizaremos novamente esta tribuna para falar do maior plano de reflorestamento, inclusive do parque de reflorestamento que a Prefeita lançará, ligando o Município de Itapemirim até a Safra, nas proximidades do município de Cachoeiro de Itapemirim. Este assunto deixaremos para depois, pois respeitaremos o horário e a programação da Assembléia Legislativa, tão bem dirigida pelo Presidente Guerino Zanon, que honra e dignifica esta Casa.(Muito bem!)

    Fonte: Assessoria de Imprensa
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir