Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-02-2008

Morcegos 'copiam' insetos criam miniciclones para se manter
Redemoinhos empurram os animais para cima e facilitam o v�o a baixas velocidades
Morcegos 'copiam' insetos  criam miniciclones para se manter
Foto: Divulga��o

Apesar de serem bichos para l� de diferentes, os morcegos e os insetos usam exatamente o mesmo truque para se manter no ar a baixas velocidades, revelou um estudo feito por pesquisadores americanos e suecos em um estudo publicado na prestigiada revista "Science" desta semanaQuando insetos precisam se manter no ar, eles utilizam diversos truques. O mais importante, no entanto, � a cria��o de "miniciclones" que os empurram para cima. O processo, teoricamente, seria mais dif�cil para animais maiores e mais pesados, acreditavam os pesquisadores. Mas � exatamente isso que fazem os pequenos morcegos Glossophaga soricina que vivem no Brasil e se alimentam de n�ctar.

"N�s t�nhamos ind�cios vindos de um estudo anterior publicado na Science no ano passado (em 11 de mar�o) que esses morcegos geraram muito mais for�a para cima do que seria esperado por suas asas. Logo, suspeitamos que algo estava acontecendo", afirmou ao G1 o l�der da pesquisa, Anders Hedenstrom da Universidade Lund, na Su�cia. "Demos uma olhada mais de perto no fluxo de ar em volta e em cima das asas conforme esses morcegos voavam mais devagar e encontramos os redemoinhos", disse ele.

Para observar, a equipe de Hedenstrom contou com a ajuda de uma m�quina de fuma�a, um raio laser e uma c�mera digital. Segundo seus c�lculos, o miniciclone foi respons�vel por at� 40% de toda a for�a que o animal precisou para se manter no ar.

Os cientistas n�o esperavam que um animal t�o pesado conseguisse se manter no ar dessa maneira, por isso, a descoberta foi surpreendente. Agora, eles querem saber se outras esp�cies de vertebrados podem fazer o mesmo. "Provavelmente o beija-flor tamb�m usa esses redemoinhos", disse Hedenstrom. Para o pesquisador, no entanto, o mais importante a ser aprendido � outra coisa. "Acredito que nosso estudo mostra que n�s humanos ainda temos muito a aprender com a natureza", disse ele.

Morcegos 'copiam' insetos criam miniciclones para se manter.

Redemoinhos empurram os animais para cima e facilitam o v�o a baixas velocidades.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir