Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 29-02-2008

Rio terá Grand Slam de judô a partir de 2009
FIJ cria ranking, monta circuito e quer mudar as regras para deixar esporte dinâmico
Rio terá Grand Slam de judô a partir de 2009
Foto: http://globoesporte.globo.com

Palco do Mundial e dos Jogos Pan-Americanos de 2007, o Rio de Janeiro voltará a ganhar um lugar de destaque no judô mundial. A cidade foi escolhida pela Federação Internacional de Judô (FIJ) como um dos palcos da série de quatro Grand Slams que será criada na modalidade. Além do Rio de Janeiro, foram contempladas também Paris, Tóquio e Moscou com estes que serão os principais torneios da FIJ na temporada. A novidade faz parte de um conjunto de pacotes anunciado pelo presidente da FIJ, Marius Vizer, em um hotel na zona Sul do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira.

Ao lado do presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley, Vizer anunciou também a criação de um ranking mundial. Contarão pontos, além dos quatro Grand Slams, os mundiais junior e sênior, que passam a ser anuais, e os torneios Grand Prix. Na temporada serão cinco Grand Prix, que acontecerão em Hamburgo (Alemanha), Dubai (Emirados Árabes), Las Vegas (EUA), Roterdã (Holanda) e Pequim (China), cuja premiação será de US$100 mil no total, por evento. Os oito judocas mais bem ranqueados em cada peso vão se classificar para o World Masters, que acontecerá no fim da temporada, em uma cidade a ser definida.

- Já imaginava que o Brasil poderia receber um Grand Prix, mas um Grand Slam foi uma surpresa. Colocar o Rio é o resultado do sucesso que tivemos no Pan e no Mundial - lembra o presidente da CBJ, Paulo Wanderley.

Já imaginava que o Brasil poderia receber um Grand Prix, mas um Grand Slam foi uma surpresa. Colocar o Rio é o resultado do sucesso que tivemos no Pan e no Mundial
Paulo Wanderley, presidente da CBJ


O novo calendário do judô mundial começa a partir de 2009 e está garantido através de contrato pelo menos nos próximos quatro anos. As datas e o peso de cada torneio no ranking mundial só serão definidos em uma assembléia-geral da FIJ após os Jogos Olímpicos de Pequim. Também está em estudo o uso do ranking como forma de classificação para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. As novidades do judô, porém, não terminam com os novos torneios. A federação internacional estuda também algumas alterações nas regras do esporte. A intenção é deixar a modalidade mais dinâmica e atrativa, para entrar na mídia. Marius Vizer comenta as novidades.

- Comparando em grosso modo, a gente quer profissionalizar e modernizar o judô

Rio terá Grand Slam de judô a partir de 2009
FIJ cria ranking, monta circuito e quer mudar as regras para deixar esporte dinâmico

Fonte: http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir