Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 01-03-2008

Penta mundial com a cabeça em Cuba
Para Sandro Dias, que chegou a enviar skates para a ilha, cubanos esperam mudanças
Penta mundial com a cabeça em Cuba
Foto: http://globoesporte.globo.com

No Rio de Janeiro para disputar Mundial de Skate Vertical, Sandro Dias, o Mineirinho, morador da Califórnia, nos Estados Unidos, ainda reflete sobre as notícias que tem acompanhado desde a última semana. Pentacampeão mundial, ele foi o primeiro skatista profissional a ir a Cuba. Conheceu jovens que sonham um dia levar uma vida como a dele. Jovens que mal tinham um skate ou uma pista para andar. Para aquela parte da população cubana, segundo Sandro, a renúncia do presidente Fidel Castro pode significar mudanças.

Sandro não conheceu Fidel, mas foi apresentado a um membro do setor de esporte do governo.

- Foi uma experiência muito legal. Só sabe o que acontece em Cuba quem vai lá e participa. Tive muito contato com os jovens por causa do skate. Eles falavam que ficavam aguardando acontecer algo com o Fidel. Os jovens não viam a hora de uma mudança. Talvez essa seja a hora. Se não houver, acho que eles vão fazer algo mudar porque mudou o poder e com certeza eles querem mudanças também.

Sandro foi fazer uma apresentação numa suposta pista de skate. Na verdade, era uma quadra que foi feita de pista.

- Era a única coisa que eles tinham. Não sei se eles são felizes porque na verdade eles não têm ligação nenhuma com o mundo de fora. Não tinham skate, não tinham equipamento. Às vezes eles mesmos fabricavam o shape e, quando quebrava, martelam com prego mesmo. Cheguei a mandar um shapes para lá através de uma pessoa que estava no Panamá porque realmente fiquei com dó.

Sandro fez poucas compras em Cuba. Mas guarda com carinho, em casa, uma estátua de um menino e uma menina. Nos dias em que passou lá, o que mais chamou a atenção do skatista foi a campanha anti-Estados Unidos.

- Propaganda com o Bush era o que mais tinha. Em frente à embaixada americana havia uma propaganda e o Fidel mandou colocar umas bandeiras para tapar.

Penta mundial com a cabeça em Cuba
Para Sandro Dias, que chegou a enviar skates para a ilha, cubanos esperam mudanças

Fonte: http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir