Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 01-03-2008

Ataques de Israel à Faixa de Gaza deixam 32 mortos
Segundo Israel, ação visa impedir disparos de mísseis contra seu território.
Ataques de Israel à Faixa de Gaza deixam 32 mortos

As forças militares israelenses voltaram a realizar ataques contra a Faixa de Gaza na madrugada deste sábado, deixando ao menos 32 palestinos mortos.

Equipes médicas disseram que quatro crianças com idades entre 9 e 16 anos estavam entre os mortos, além de seis militantes palestinos.

Cinco militares israelenses ficaram levemente feridos em confronto com atiradores em Gaza, após blindados israelenses terem avançado sobre três áreas ao norte do território.

Os ataques ocorreram após Israel ter anunciado que poderia lançar uma ação de larga-escala em Gaza como resposta aos disparos de mísseis contra seu território por militantes palestinos.

Katya Adler, correspondente da BBC em Jerusalém, diz que os líderes israelenses vêm sofrendo pressões de setores da população para lançar uma grande invasão por terra à Faixa de Gaza.

Porém uma recente pesquisa de opinião indicou que a maioria dos israelenses apóia uma trégua e negociações com o movimento islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

Lançamento de mísseis

Segundo Israel, suas ações militares contra Gaza visam impedir o lançamento de mísseis palestinos contra seu território.

Apesar disso, vários foguetes foram lançados nas últimas horas, três deles atingindo a cidade costeira israelense de Ashkelon e ferindo levemente quatro pessoas.

Na quinta-feira, um foguete disparado pelo Hamas matou um estudante israelense na cidade de Sderot, ao sul do país - a primeira morte de um civil israelense nestas condições em nove meses.

Os militantes palestinos dizem estar respondendo aos ataques de Israel.

A recente onda de violência já provocou a morte de pelo menos 60 palestinos e um israelense desde a quarta-feira.

Ataques de Israel à Faixa de Gaza deixam 32 mortos. Segundo Israel, ação visa impedir disparos de mísseis contra seu território.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir