Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 01-03-2008

LEMBRA DELE? Velloso, herói do Verdão
Agora treinador, ex-goleiro lembra do tempo que o Palmeiras vencia todas contra rival
LEMBRA DELE? Velloso, herói do Verdão
Foto: http://globoesporte.globo.com

Em um time com César Sampaio, Zinho, Edmundo, Evair e Rivaldo, um garoto formado nas categorias de base se transformou em um dos maiores ídolos do Palmeiras. Mais de uma década depois de viver um dos melhores momentos da história do Verdão, o ex-goleiro Velloso relembra com saudade do tempo em que derrotar o arqui-rival Corinthians era um hábito bastante comum no Palestra Itália.

- Ficamos mais de três anos sem perder para eles. Era só vitória ou empate. E a rivalidade cresceu muito por tudo isso. O Corinthians tinha boas equipes, mas as nossas eram fantásticas, c om quase todos os jogadores tendo passagens pela seleção brasileira - afirma o agora treinador, que recentemente deixou o comando do América, um dos últimos colocados da Série A-2 do Paulistão.

Com Zetti e Ivan machucados, Velloso foi chamado pelo técnico Emerson Leão para assumir a camisa 1 alviverde no Paulistão de 1989. No ano seguinte, chegou à seleção brasileira, mas perdeu a vaga de titular no Verdão. Depois de passar pelo União São João, em 92, e Santos, em 93, o goleiro retornou ao Palmeiras para fazer história.

No Campeonato Brasileiro de 94, os comandados de Vanderlei Luxemburgo atropelaram. Foram só cinco derrotas em 31 jogos. Para completar o desempenho quase perfeito, o título veio depois de bater o Corinthians na decisão: vitória por 3 a 1 no primeiro jogo e empate por 1 a 1 no segundo.

- Ficamos concentrados em Atibaia e sabíamos da nossa força. Era só confirmar a superioridade que tínhamos para ficarmos com o título. Me lembro de uma defesa no ângulo em uma falta batida pelo Marcelinho logo no primeiro jogo. Fui eleito por algumas rádios o melhor jogador em campo nos dois jogos. Foi algo muito especial na minha carreira - diz.

Ficamos mais de três anos sem perder para eles. Era só vitória ou empate.O Corinthians tinha equipe boas, mas as nossas eram fantásticas
Velloso, ex-goleiro do Palmeiras

Velloso, porém, não pôde participar da conquista do principal título da história do clube: a Taça Libertadores. Curiosamente, na véspera de um jogo contra o Corinthians, pela primeira fase, o goleiro se machucou e perdeu a vaga para Marcos que, mais tarde, se consagraria na decisão.

- Rompi o músculo da coxa e o Marcos assumiu. Já era o momento de sair. Pedi para ser negociado, mas o Felipão quis que eu ficasse como reserva até o final. Acho que cada um tem o seu momento. Fui um grande ídolo da torcida, assim como o Marcos é até hoje. Não acho que as coisas que ele fez ofuscaram minha história - justifica.

Velloso quase foi parar o Corinthians
Ao deixar o Palestra Itália, Velloso ainda viveu grande momento no Atlético-MG e conquistou o vice-campeonato brasileiro ao perder para o Corinthians na final. No ano seguinte, recebeu uma proposta para trocar o Galo pelo Timão. Aceitou, mas foi impedido pela diretoria mineira.

- Tenho até hoje essa oferta do Corinthians. Era um contrato de três anos e já tinha aceitado. Eles pagariam até a multa, mas quando fui comunicar o Atlético-MG, a direção não me autorizou a sair. Como existe uma cumplicidade entre os clubes, o Corinthians acabou desistindo - diz.

LEMBRA DELE? Velloso, herói do Verdão
Agora treinador, ex-goleiro lembra do tempo que o Palmeiras vencia todas contra rival

Carlos Augusto Ferrari

Do GLOBOESPORTE.COM, em São Paulo

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir