Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-03-2008

Defesa desiste mandar projeto de indenização por atrasos .
Ministério optou por mandar alterações por projeto de lei.Altternativa escolhida tem tramitação mais lenta no Congresso.
Defesa desiste  mandar projeto de indenização por atrasos .

As alterações prometidas pelo Ministério da Defesa para assegurar indenizações aos passageiros por atrasos em vôos não serão mais enviadas ao Congresso por Medida Provisória (MP). A pasta trabalha agora em um projeto de lei, que tem tramitação tradicionalmente mais lenta no Legislativo.

A idéia de obrigar as companhias aéreas a indenizar os passageiros por atrasos em vôos foi anunciada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, em dezembro do ano passado.

Ele chegou a propor que as medidas entrassem em vigor antes do Natal. Desde então o governo discute a melhor forma de enviar o pacote para disciplinar as relações das companhias aéreas com os passageiros.

Segundo a assessoria do Ministério, a opção pelo projeto de lei visa permitir ao Congresso participar mais das negociações da proposta. Outro motivo que levou a pasta a repensar a idéia original de enviar uma MP foi o fato de que algumas das medidas não entrarão em vigor automaticamente, tendo um prazo para adaptação das companhias.

Ao desistir da MP, o Ministério assume o risco de uma demora ainda maior para as mudanças entrarem em vigor. Caso tivesse se valido do instrumento, as alterações no sistema teriam implantação imediata, cabendo posteriormente o aval do Congresso.

Com a escolha do projeto de lei, as alterações terão de tramitar por comissões na Câmara e no Senado além de terem de ser aprovadas pelo plenário das duas casas. Depois dessas votações, o projeto vai ainda para sanção presidencial.

Defesa desiste mandar projeto de indenização por atrasos .
Ministério optou por mandar alterações por projeto de lei.Altternativa escolhida tem tramitação mais lenta no Congresso.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir