Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-03-2008

Armênia decreta estado de emergência depois de protestos.
Oposição alega fraude em eleição e está nas ruas há 11 dias.
Armênia decreta estado de emergência depois de protestos.

O governo da Armênia decretou estado de emergência no país neste sábado depois de confrontos violentos entre a polícia e manifestantes nas ruas da capital, Yerevan.

A polícia dispersou a força, com gás lacrimogêneo e disparos para alto, os manifestantes de oposição que estão realizando protestos incessantes há 11 dias.

Eles protestam contra os resultados das eleições presidenciais, ocorridas no dia 19 de fevereiro, que foram vencidas pelo primeiro-ministro Serzh Sarkisian. O candidato de oposição Levon Ter-Petrosian foi derrotado e a oposição alega que ocorreu fraude.

O presidente Robert Kocharyan afirmou que o estado de emergência, que deve durar 20 dias, foi imposto para evitar "uma ameaça à ordem constitucional" do país.

Matthew Collin, correspondente da BBC em Yerevan, afirmou que o som de tiros foi ouvido enquanto a tropa de choque se movia para dispersar os milhares de manifestantes.

Barricadas

Os manifestantes se reuniram pela segunda vez na capital, neste sábado, apesar das ordens das autoridades.

Ocorreram confrontos violentos e os manifestantes fizeram barricadas e tentaram resistir ao ataque da polícia. Veículos foram incendiados e os manifestantes gritavam o nome do candidato de oposição à presidência Levon Ter-Petrosian.

Ainda no sábado a polícia atacou um acampamento de manifestantes da oposição em Yerevan, que havia se transformado no centro de manifestações há mais de uma semana.

Apesar do estado de emergência, a oposição afirmou que a campanha de protestos e manifestações vai continuar.

Armênia decreta estado de emergência depois de protestos.
Oposição alega fraude em eleição e está nas ruas há 11 dias.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir