Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-03-2008

Casos de dengue aumentam quase 110% na Bahia.
J� existem 13 munic�pios com surto da doen�a no estado.Casos na capital seriam subnotificados, diz Secretaria de Sa�de do Estado.
Casos de dengue aumentam quase 110% na Bahia.

Enquanto, no Brasil, o n�mero de casos de dengue caiu 39,65% nos primeiros dois meses deste ano em rela��o ao mesmo per�odo de 2007, segundo levantamento do Minist�rio da Sa�de, a Bahia registra um aumento de notifica��es de quase 110%.

De acordo a Secretaria de Sa�de do Estado (Sesab), de 1� de janeiro a 25 de fevereiro de 2008 foram 3.263 notifica��es. No mesmo per�odo do ano passado, o n�mero foi de 1.563. Em Salvador, o levantamento feito pela Secretaria Municipal de Sa�de (SMS) n�o acompanha a proje��o do estado e retrata queda de quase 60%. Os dados, no entanto, s�o contestados pela Sesab.

Segundo a SMS, em janeiro deste ano foram apenas 70 notifica��es contra 170 no mesmo per�odo de 2007. At� 10 de fevereiro, a secretaria registrou apenas 113 notifica��es.

No entanto, a coordenadora de doen�as de transmiss�o vetorial da Sesab, Jesu�na Castro, afirma que h� uma subnotifica��o na capital por conta das constantes greves dos agentes comunit�rios, que s�o respons�veis pelo controle da doen�a. "Esses n�meros n�o correspondem � realidade. A gente considera que esses 70 casos devem ser multiplicados por dez", avalia.

Surtos
De acordo com a Sesab, a situa��o na Bahia � preocupante. J� existem 13 munic�pios com surto da doen�a. A maioria est� localizada na regi�o de Irec�, como Presidente Dutra, Uiba�, Mulungu do Morro, Jo�o Dourado, Ibipeba e Cafarnaum. Somente nessa �rea foram 2.456 notifica��es. Nessas cidades foram refor�adas as atua��es dos carros fumac�.

Em todo estado j� foram registradas 12 suspeitas de dengue grave com cinco confirma��es. Quatro foram descartadas e tr�s est�o sob investiga��o no Laborat�rio Central do estado (Lacen). Dois �bitos suspeitos tamb�m foram investigados. No munic�pio de Feira de Santana, o caso foi descartado e, em Lauro de Freitas, ainda aguarda confirma��o.

A coordenadora de doen�as de transmiss�o vetorial da Sesab, Jesu�na Castro, ressalta ainda outro problema da notifica��o na capital: os postos do munic�pio n�o encaminham os dados para a secretaria com freq��ncia e o munic�pio n�o busca esses dados. "O munic�pio espera que os dados cheguem at� a secretaria, mas os postos n�o fazem isso todo os dias", pontua.

Casos de dengue aumentam quase 110% na Bahia.
J� existem 13 munic�pios com surto da doen�a no estado.Casos na capital seriam subnotificados, diz Secretaria de Sa�de do Estado.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir