Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 01-03-2008

Alto líder das Farc é morto em ação do Exército colombiano
Raúl Reyes, o segundo homem da guerrilha das Farc, foi morto pelo exército colombiano, informou neste sábado a rádio Caracol de Bogotá
Alto líder das Farc é morto em ação do Exército colombiano
Foto: AFP

O porta-voz das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Raúl Reyes, foi morto neste sábado durante uma ação militar contra o grupo guerrilheiro, segundo as autoridades colombianas.

Segundo o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, o líder guerrilheiro foi morto durante combates com o Exército em uma cidade no Departamento (Estado) de Putumayo, próximo à fronteira com o Equador.
Pelo menos outros 18 guerrilheiros também teriam sido mortos nos confrontos.

Segundo o governo colombiano, Reyes, cujo nome de batismo é Luis Édgar Devia, é o primeiro membro do secretariado das Farc a ser morto em uma operação militar.

A imprensa colombiana o define como um dos sete dirigentes mais importantes das Farc, a maior guerrilha de esquerda da Colômbia.

Golpe
Observadores locais afirmam que este é o maior golpe contra a guerrilha desde a chegada ao poder do atual presidente, Álvaro Uribe, em 2002.

"Quero comunicar ao país que, em uma operação conjunta das Forças Militares e da Polícia Nacional, foi morto Raúl Reyes", afirmou Juan Manuel Santos.

"Este é o golpe mais contundente que se deu a esse grupo terrorista até o momento", afirmou o ministro, ao lado do alto comando militar do país.

Segundo ele, fontes locais e informações de inteligência levaram o governo a descobrir que Reyes estaria na noite do dia 29 num local perto da fronteira com o Equador.

"Preparou-se então uma operação para atacar o lugar que havia sido assinalado pela fonte, numa ação iniciada na madrugada de hoje, exatamente às 0h25 (hora local), com um bombardeio por parte da Força Aérea Colombiana", relatou.

Alto líder das Farc é morto em ação do Exército colombiano

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir