Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 01-03-2008

Israel faz sua maior incursão terrestre em Gaza em 1 ano
Pessoas carregam menina ferida após míssil isralense atingir uma casa em Gaza neste sábado
Israel faz sua maior incursão terrestre em Gaza em 1 ano
Foto: Mohammed Salem/ Reuters

O Exército israelense invadiu o norte da Faixa de Gaza na madrugada deste sábado, realizando sua maior incursão terrestre em mais de um ano e deixando um saldo de ao menos 35 palestinos mortos.

Autoridades médicas de Gaza afirmam que há ainda dezenas de feridos graves.
O diretor do serviço de emergência dos hospitais da Faixa de Gaza, Moawia Hasnein, afirmou neste sábado que o número de mortos na região pode vir a aumentar pois os tiroteios entre as tropas israelenses e os militantes palestinos são tão intensos que as ambulâncias não estão conseguindo socorrer os feridos.

Segundo o médico, durante a noite os hospitais palestinos realizaram 37 cirurgias em feridos em estado grave ou crítico.

Hasnein também disse que desde a última quarta feira, 66 palestinos foram mortos pelas tropas israelenses, entre eles pelo menos 17 crianças.

Em decorrência do grande número de feridos, os hospitais de Gaza chamaram a população a ir doar sangue.

Foguetes
Israel ampliou a operação militar na quarta-feira, quando um civil israelense foi morto em um ataque com foguetes na cidade de Sderot. Os foguetes lançados da Faixa de Gaza chegaram a atingir a cidade de Ashkelon, a 17 quilômetros da fronteira.

A inclusão de Ashkelon, uma cidade de 120 mil habitantes, no alcance dos foguetes palestinos é vista pelo governo israelense como uma escalada grave.

Os foguetes que atingiram Ashkelon são do tipo Grad e, segundo os serviços de inteligência do Exército israelense, têm um maior alcance e um maior poder de destruição do que os foguetes do tipo Kassam, geralmente utilizados por militantes palestinos.

Alguns desses foguetes atingiram prédios em Ashkelon. Não houve feridos graves, mas foram registrados danos materiais significativos.

Desde a última quarta-feira, mais de cem foguetes foram lançados contra o sul de Israel e dezenas de civis israelenses foram hospitalizados em estado de choque.

Nesses dias, pelo menos 8 civis e 5 soldados israelenses ficaram levemente feridos.

Porta-vozes do Exército israelense afirmaram que o objetivo da operação militar em Gaza é impedir o lançamento de foguetes.

Porém apesar da ampliação da operação militar israelense, militantes palestinos, principalmente do Hamas, continuam lançando os foguetes.

Desde a madrugada, pelos menos 44 foguetes atingiram as cidades de Sderot, Ashkelon e varios vilarejos no sul de Israel.

Israel faz sua maior incursão terrestre em Gaza em 1 ano

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir