Categoria Música  Noticia Atualizada em 02-03-2008

Verão 2008, o verão do Créu
Além do hit funk que virou mania entre todas as classes sociais, "créus" dominaram o noticiário policial, de política e de celebridades
Verão 2008, o verão do Créu
Foto: Isac Luz

Depois do verão do píer, da lata e do apito, este pode ser considerado o Verão do Créu. A música animou famosos nos camarotes da Sapucaí - quem não se lembra de Susana Vieira requebrando até o chão dançando o créu?

O funk também foi cantado pelas musas do axé Ivete Sangalo e Cláudia Leitte. O Flamengo comemorou a Taça Guanabara dançando o créu. Na festa do filho do governador do Rio, Sérgio Cabral, o créu entrou na trilha sonora. E até Russo, lendário assistente de palco da TV Globo, aprendeu a dança da Mulher Melancia (veja aqui o vídeo). Goste-se ou não, o funk de MC Créu é ou não é um hit do verão?

IVETE SANGALO DANÇANDO O CRÉU

Mas não só de créus comemorativos, digamos assim, vive a estação mais alegre do ano. Uma sucessão de "créus" tomou conta do noticiário nacional e internacional. Foi escândalo do uso de cartões corporativos por integrantes do governo; roubo de computadores da Petrobras, um quase aumento do IPTU, revogado aos 45 do segundo tempo... Créu, créu, créu!

CRÉUS NO GOVERNO
EGO quis saber das celebridades quais foram os maiores créus da estação. E a confusão no Planalto Central abriu a romaria. "Desde que me entendo por gente só vejo créu na política. Mas esta foi demais", diz Samara Felippo, referindo-se ao escândalo uso irregular de cartões corporativos por funcionários do governo. O caso culminou na queda da ministra de Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, e virou alvo de CPI.

"Isso deveria chocar a gente, mas estamos tão acostumados que até passa desapercebido", completa Samara.

CLÁUDIA LEITTE CANTA O CRÉU

No Rio, quase que o público leva outro créu: em janeiro o prefeito Cesar Maia resolveu aumentar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de cerca de 100 mil moradores do Rio. Mas depois de muita polêmica, ameaça de boicote e passeata nas ruas, a revisão dos imóveis classificados como populares, que provocou reajustes de até 300%, foi cancelada pelo prefeito.

MICO
Daniele Suzuki lembra de mais uma vítima: a Petrobras. Para a atriz e apresentadora, além de ter tido equipamentos com informações sigilosas roubados, a estatal levou outro créu quando a Polícia Federal descartou a hipótese de espionagem industrial esta semana. "Foi o maior mico", resume Dani.

E ela logo cita outro créu: o de Amy Winehouse. Barrada pela imigração dos EUA, que não concedeu o visto à cantora, ela teve de se apresentar na festa de premiação via satélite. "Não teve nada a ver. Ela tem problemas pessoais, como muitos americanos têm, mas daí a não receber o visto...".

Calma, Dani. Amy deu um tapa com luva de pelica nos americanos: recebeu cinco dos seis prêmios a que foi indicada no Grammy Awards.

E por falar em apresentação, que tal a reação do público a Paula Abdul, a jurada do "American Idol", durante o Super Bowl (veja aqui o vídeo)?

Paula voltou a gravar depois de 15 anos e escolheu a final do campeonato de futebol americano para cantar "Dance like there"s no tomorrow". Mas o vídeo apresentado, com uma performance pré-gravada, foi muito criticado, principalmente porque a cantora usou playback.

Também no Super Bowl, outro créu: Tom Brady, namorado de Gisele Bündchen, teve uma surpreendente derrota diante do New York Giants. O jogador bonitão vem sentindo dores no tornozelo direito e não disputo o Pro Bowl, em 10 de fevereiro.

Verão 2008, o verão do Créu. Além do hit funk que virou mania entre todas as classes sociais, "créus" dominaram o noticiário policial, de política e de celebridades.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir