Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2008

Prefeitura de SP diz atuar para resolver problemas
De acordo com Secretaria de Subprefeituras, galerias e bocas-de-lobo s�o sempre limpas
Prefeitura de SP diz atuar para resolver problemas
Foto: Reprodu��o

A Prefeitura de S�o Paulo diz que realiza uma s�rie de a��es para evitar os problemas causados pelas chuvas e alagamentos na cidade. Uma delas � a limpeza constante de todo o sistema hidr�ulico da cidade como galerias, bocas-de-lobo, piscin�es, entre outros. O trabalho, segundo o poder p�blico, � intensificado na �poca chuvosa. De acordo com secret�rio-adjunto de Subprefeituras, Ronaldo Camargo, o munic�pio tamb�m atua na constru��o de novas galerias e faz reformas nas estruturas subdimensionadas.

O governo tamb�m v� como essencial o investimento em mais �reas perme�veis na cidade. De acordo com dados da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, dois parques lineares, totalizando 26 mil metros quadrados de �rea perme�vel, foram criados desde 2005. A previs�o � que outros sete sejam conclu�dos at� o final deste ano.

Segundo o secret�rio-adjunto, o munic�pio tamb�m ampliou a quantidade de pra�as de 3.500, em 2005, para quase 5 mil neste ano. De acordo com ele, essas pra�as possuem um projeto paisag�stico que prioriza a �rea verde. Camargo afirma que a popula��o tamb�m deve ajudar nesta tarefa. "As pessoas deveriam se preocupar em ter em suas resid�ncias e pr�dios mais �reas gramadas", afirmou.

Sobre as margens de rios e c�rregos, Camargo admite que � dif�cil evitar alagamentos, pois a cidade possui, segundo o CGE, 281 rios e c�rregos e a maioria teve as v�rzeas ocupadas devido � urbaniza��o sem controle da cidade. H� locais tamb�m com palafitas sobre os rios. "Fazemos um trabalho de retirada de fam�lias desses lugares e j� atuamos em 20 pontos", informou o secret�rio. Segundo ele, com todo o trabalho, os pontos de alagamentos foram reduzidos de 1.200 para 500 nos �ltimos dois anos.

"Paulista mal-educado"
Na tentativa de reduzir a quantidade de lixo jogado na rua, a secretaria diz que j� distribuiu 500 mil folhetos educativos neste ano, nos locais onde o problema da sujeira � recorrente. "Paulista � muito mal-educado, independentemente da classe social. � o motorista que joga lixo do carro, a dona-de-casa que usa o bueiro como dep�sito de terra e lixo, e na periferia as pessoas fazem isso nos c�rregos", diz o secret�rio-adjunto.

Outra medida adotada pela prefeitura para diminuir a sujeira nas ruas durante a chuva � antecipar a hora da coleta sempre quando h� previs�o de precipita��o. O servi�o cata-bagulho, que vai at� as casas recolher objetos que as pessoas descartam, tamb�m t�m reduzido a quantidade de detritos jogados nas vias e c�rregos, segundo Camargo. De acordo com a secretaria, desde 2005 j� foram recolhidas 37,4 mil toneladas de lixo. S� em 2008, foram quase duas mil toneladas, diz a secretaria.

Prefeitura diz atuar para resolver problemas. De acordo com Secretaria de Subprefeituras, galerias e bocas-de-lobo s�o sempre limpas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir