Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2008

Farc: Colômbia diz não ter violado soberania equatoriana
No sábado, a Colômbia matou o homem considerado o número 2 das Farc
Farc: Colômbia diz não ter violado soberania equatoriana

O governo da Colômbia disse neste domingo que "não violou a soberania" equatoriana na operação aérea militar do último sábado (1), na qual morreram o porta-voz internacional das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Raúl Reyes, e outros 16 guerrilheiros.

"Antecipamos que a Colômbia não violou soberania, mas atuou de acordo com o princípio de legítima defesa", expressou o Ministério das Relações Exteriores ao anunciar uma resposta ao Executivo do Equador, que considerou a operação uma "agressão".

Ainda neste domingo, o governo do Equador disse que iria exigir "desculpa formal" a Bogotá e indenizações pelos eventuais danos causados no ataque militar colombiano contra o território equatoriano, segundo um comunicado da Chancelaria do Equador.

"Se considerá-lo apropriado, o Equador acudirá a instâncias internacionais para buscar que as garantias de seus habitantes e a integridade territorial do país e seus direitos soberanos sejam garantidos", acrescenta o texto.

A nota explica que "aeronaves militares e soldados do Exército e da polícia da Colômbia entraram em território do Equador" e mataram 16 ativistas das Farc.

A Chancelaria destaca que "as autoridades do Equador não conheceram de antemão a operação colombiana nem deram sua autorização para que esta se realizasse ou para que forças desse país ingressassem no território nacional".

Na Venezuela, o presidente Hugo Chávez advertiu a Colômbia a não ultrapassar a fronteira para realizar operações contra rebeldes das Farc em território venezuelano, dizendo que tal atitude poderia iniciar uma guerra.

Colômbia diz não ter violado soberania equatoriana. No sábado, a Colômbia matou o homem considerado o número 2 das Farc.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir