Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 02-03-2008

Em dia de mais mortes, Israel admite aumentar ofensiva
Ministro da Defesa israelense disse que opera��o terrestre � op��o 'real e tang�vel'
Em dia de mais mortes, Israel admite aumentar ofensiva
Foto: G1

O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, advertiu neste domingo (2) que Israel estuda intensificar a ofensiva militar na Faixa de Gaza e disse que a possibilidade de lan�ar uma opera��o terrestre de envergadura � uma "op��o real e tang�vel".



As fotos dos ataques em Gaza



Israel iniciou no s�bado uma incurs�o no norte da Faixa de Gaza, que se transformou na mais sangrenta batalha desde que em 2005 retirou os 8.000 colonos que viviam em assentamentos israelenses nesse territ�rio palestino.



Na manh� deste domingo (2), quando aconteceram mais mortes, Barak amea�ou intensificar a ofensiva em Gaza em entrevista na r�dio p�blica israelense, na qual disse que ainda "se discute sobre o momento" de lan�ar a opera��o na faixa palestina.



Sobre a recente ofensiva israelense acrescentou: "N�o nos alegramos disso, (mas) n�o nos envergonhamos". Reiterou que far� tudo o que estiver em suas m�os para proteger os cidad�os que vivem em povoados israelenses na fronteira com a Faixa de Gaza e alvo dos ataques com foguetes por parte das mil�cias palestinas.

Mais ataques e mortes
Ainda neste domingo, a avia��o israelense bombardeou o escrit�rio do primeiro-ministro palestino deposto, Ismail Haniyeh.

Testemunhas confirmaram que o Ex�rcito israelense lan�ou dois m�sseis contra o pr�dio do movimento islamita Hamas, na parte ocidental da Cidade de Gaza, onde fica o escrit�rio de Haniyeh.



Os gabinetes vazios foram destru�dos por m�sseis ar-terra, que deixaram v�rios feridos nas casas vizinhas.



Dois milicianos palestinos foram abatidos hoje por disparos de atiradores de elite do Ex�rcito israelense ao leste do campo de refugiados de Jabalya, no norte da Faixa de Gaza, no marco da atual ofensiva militar desdobrada por Israel nessa regi�o, segundo informaram fontes m�dicas e testemunhas.

Moawiya Hasanin, chefe do servi�o de urg�ncias do Minist�rio da Sa�de em Gaza disse � imprensa que os corpos foram levados a um hospital.



Hasanin acrescentou que o balan�o de mortos em opera��es israelenses desde quarta-feira (27), quando aumentou a viol�ncia na regi�o, subiu para 98 e que os feridos chegam a 300.



Enquanto isso, as Brigadas al-Quds, o bra�o armado da Jihad Isl�mica, disseram em um panfleto que tinham detonado um explosivo de 10 quilos contra um ve�culo militar israelense na localidade de Rafah, no sul da faixa.

A fac��o armada tamb�m assinala que possui corpos de soldados israelenses atingidos pela bomba detonada contra seu ve�culo.

Uma porta-voz do Ex�rcito israelense confirmou � Ag�ncia Efe que um explosivo foi detonado nas proximidades de um ve�culo militar no sul de Gaza, mas disse que "n�o h� informa��o sobre feridos nesse fato".

Pelo menos tr�s foguetes foram disparados desde o territ�rio palestino contra as povoa��es de Netivot e Sderot, no sul de Israel, que n�o causaram feridos nem danos relevantes, informam meios de imprensa locais.


Entenda mais sobre o conflito entre israelenses e palestinos



Acordo de paz suspenso
O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, suspendeu as negocia��es de paz com Israel.



O ex-primeiro-ministro e chefe da equipe negociadora palestina, Ahmed Qorei, comunicou a decis�o � chefe da diplomacia israelense, Tzipi Livni, em reuni�o na tarde deste s�bado.

A suspens�o das negocia��es foi confirmada tamb�m pelo porta-voz israelense de Exteriores, Arye Mekel, que disse, no entanto, que as conversas com a equipe negociadora palestino podem voltar a serem retomadas.

Al�m disso, o l�der da ANP cancelou o encontro que tinha previsto realizar na pr�xima semana com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, como parte das reuni�es quinzenais que ambos os dirigentes mant�m desde dezembro do ano passado, quando o processo de paz iniciado em novembro na c�pula de Annapolis (EUA) foi retomado.



Abbas condenou ontem a �ltima ofensiva militar israelense lan�ada contra a Faixa de Gaza e qualificou a situa��o nesse territ�rio de "mais grave do que o Holocausto".

O dirigente palestino fez essas afirma��es durante uma reuni�o realizada no s�bado na sede governamental da cidade cisjordaniana de Ramala, a "Muqata", com membros do Conselho Nacional Palestino, onde qualificou de "muito perigosa" as recentes incurs�es israelenses.

No entanto, Livni manifestou que "se os palestinos quiserem interromper as conversas de paz com Israel, (isto) n�o ter� nenhum efeito sobre as decis�es israelenses em Gaza".



ONU condena
O secret�rio-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou neste s�bado (1) os ataques israelenses contra a Faixa de Gaza por serem "excessivos e desproporcionais".

Em pronunciamento na reuni�o de emerg�ncia do Conselho de Seguran�a das Na��es Unidas, Ban tamb�m condenou os ataques com m�sseis palestinos contra o sul de Israel.
"Embora reconhe�a o direito de Israel de se defender, eu condeno o uso excessivo e desproporcional da for�a que j� matou tantos civis, incluindo crian�as. Fa�o um apelo � Israel para que cessem esses ataques", disse Ban.

O presidente desta reuni�o do conselho, o embaixador russo, Vitaly Churkin, convocou neste s�bado uma reuni�o de urg�ncia � pedido da L�bia.

Em dia de mais mortes, Israel admite aumentar ofensiva em Gaza
Ministro da Defesa israelense disse que opera��o terrestre � op��o 'real e tang�vel'.
Israel fez, no s�bado (1), a mais sangrenta incurs�o na Faixa de Gaza desde 2005.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir