Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 02-03-2008

Pelo menos oito manifestantes morrem em confrontos
Carros queimados em Ierevan, capital da Arm�nia, depois de confrontos entre manifestantes oposicionistas e a pol�cia
Pelo menos oito manifestantes morrem em confrontos
Foto: EFE

Yerevan, 2 mar (EFE).- Pelo menos oito manifestantes morreram na noite deste s�bado na capital arm�nia, Yerevan, durante os violentos confrontos entre seguidores da oposi��o e as for�as da ordem, informou hoje a Pol�cia local.

Segundo o comunicado oficial, 33 agentes de seguran�a ficaram feridos, mas n�o foram registradas v�timas fatais entre eles.

A Pol�cia denunciou que os seguidores do ex-presidente Levon Ter-Petrosian, que se manifestavam em Yerevan h� mais de dez dias, usaram bombas caseiras e granadas de m�o contra as tropas e destacamentos antidist�rbios.

As desordens em Yerevan explodiram na manh� de s�bado, depois que a Pol�cia dissolveu violentamente a concentra��o que a oposi��o mantinha na pra�a da �"pera desde o dia 19 de fevereiro, quando foram anunciados os resultados oficiais das elei��es.

Ontem � noite, o presidente arm�nio, Robert Kocharian, decretou o estado de exce��o na capital do pa�s para p�r fim �s desordens na cidade, medida extraordin�ria que foi ratificada esta madrugada pelo Parlamento da rep�blica.

No come�o da manh� a situa��o na cidade estava sob controle e praticamente todos os manifestantes tinham se retirado da pra�a da Prefeitura, enquanto o centro da capital continua isolado por tropas regulares e pela Pol�cia antidist�rbios.

A oposi��o n�o reconhece os resultados das elei��es presidenciais realizadas no dia 19 de fevereiro, nas quais segundo os dados oficiais foi eleito o primeiro-ministro Serge Sarkisian com o 52,82% dos votos.

Petrosian ficou em segundo lugar com 21,5%, seguido do l�der do partido Orinats Ekir (Pa�s de Lei), Artur Bagdasarian, com 17,7%.

Petrosian e Bagdasarian n�o reconhecem os resultados divulgados pela Comiss�o Eleitoral Central: o primeiro reivindica a anula��o das elei��es e a convoca��o de novas e o segundo, uma nova apura��o de votos em mais de 200 dos quase 2.000 col�gios eleitorais do pa�s.

Pelo menos oito manifestantes morrem em confrontos na capital da Arm�nia

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir