Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-03-2008

Presidente do Irã inicia visita histórica ao Iraque
O presidente iraquiano Jalal Talabani (atrás) e o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad (à frente) encontraram-se em Bagdá
Presidente do Irã inicia visita histórica ao Iraque
Foto: Thaier al-Sudani/Reuters

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, desembarcou neste domingo em Bagdá, no Iraque, para a primeira visita oficial de um líder iraniano ao país desde o fim da guerra entre os dois, entre 1980 e 1988.

Ahmadinejad disse que sua viagem marca "um novo capítulo" nas relações entre os dois países.

Ele foi recebido em uma cerimônia com honras de Estado em Bagdá pelo presidente iraquiano, Jalal Talabani, que classificou a visita de "histórica".

Ahmadinejad disse que o povo iraquiano passa atualmente por tempos difíceis, mas que o aparecimento de um Iraque unido, desenvolvido e poderoso é do interesse de todos.

A visita oficial de dois dias é também uma forte demonstração de apoio para o governo iraquiano, dominado por muçulmanos xiitas.

O líder iraniano percorreu o perigoso caminho entre o aeroporto de Bagdá e o palácio presidencial sem nenhuma proteção militar dos americanos, que não estão tendo nenhum papel na visita.

Acusações Os Estados Unidos acusam o Irã de apoiar militantes xiitas no Iraque, o que o governo iraniano nega.

Antes de embarcar para o Iraque, Ahmadinejad ironizou as acusações americanas. "Não é engraçado que aqueles com 160 mil soldados no Iraque nos acusem de interferência?", questionou.

Os Estados Unidos e o Irã também mantêm uma disputa sobre o programa nuclear iraniano. O Irã alega que ele visa a geração pacífica de energia, mas os Estados Unidos e outros países ocidentais acreditam que o país esteja tentando construir armas atômicas.

O Conselho de Segurança da ONU está atualmente avaliando possíveis novas sanções contra o Irã por conta da questão nuclear, que podem ser anunciadas nesta segunda-feira.

Posição desconfortável Segundo o correspondente da BBC em Teerã John Leyne, todas essas questões colocam o governo iraquiano em posição desconfortável, como aliado tanto dos Estados Unidos quanto do Irã.

Mas apesar da reconciliação entre Bagdá e Teerã, muitos analistas acreditam que, no longo prazo, ambos os países estão destinados a serem rivais pelo poder regional.

Durante a longa guerra entre eles nos anos 1980, muitos dos xiitas proeminentes que hoje têm posição de poder no Iraque fugiram para o Irã quando o presidente Saddam Hussein reprimiu a oposição interna.

A derrubada do regime de Saddam Hussein pela invasão comandada pelos Estados Unidos permitiu a eles retornar de seu exílio.

O comércio entre o Irã e o Iraque vem crescendo, assim como o turismo, graças principalmente à visita de peregrinos iranianos a santuários xiitas no Iraque.

Para complicar ainda mais as relações entre os Estados Unidos, o Iraque e o Irã, há o potencial para que o Irã seja um aliado dos americanos contra a Al-Qaeda e o Talebã no Afeganistão, segundo o correspondente da BBC em Bagdá Hugh Sykes.

Segundo ele, os xiitas iranianos têm pouco em comum com os wahabistas fundamentalistas do Talebã e da Al-Qaeda.

Presidente do Irã inicia visita histórica ao Iraque

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir