Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2008

Sobral sofreu mais de 600 tremores em 30 horas
Moradores do distrito de Jord�o, em Sobral, ainda sentem os tremores e n�o dormem em suas casas
Sobral sofreu mais de 600 tremores em 30 horas
Foto: Danilo Verpa/Folha Imagem

Ana Sachs
Da Reda��o

Desde a madrugada da �ltima sexta-feira (29), a regi�o da cidade de Sobral, a 235 quil�metros de Fortaleza, no Cear�, sofreu mais de 600 abalos s�smicos, disse em entrevista ao UOL Eduardo Alexandre de Menezes, t�cnico em sismologia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), um dos especialistas destacados para avaliar a situa��o no local. Os dados foram colhidos na esta��o de Sobral e correspondem ao per�odo entre a zero hora de sexta-feira e �s 7 horas da manh� deste s�bado.

Menezes afirmou que apenas 10% desses tremores puderam ser sentidos pela popula��o. Os outros 90% correspondem a "microtremores". O abalo mais forte foi tamb�m o primeiro a ser sentido pelos moradores da �rea afetada, � 1h50 de sexta. Ele atingiu 3,9 na escala Richter.

De acordo com o t�cnico, outros 20 abalos superaram 2 pontos na escala Richter - magnitude que j� pode ser claramente sentida pelas pessoas. O epicentro do tremor � entre o distrito de Jord�o e o munic�pio de Alc�ntaras, a 23 quil�metros a noroeste de Sobral.



Segundo o sism�logo, para entender o que de fato aconteceu na regi�o de Sobral, o caso deve ser estudado mais a fundo. A explica��o mais prov�vel para os abalos � a de "uma fraqueza nas rochas que faz com que elas se movam". Segundo o t�cnico, isso � bastante comum nos Estados do Cear�, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Menezes afirmou que os tremores continuam a atingir a regi�o e n�o "h� como prever" se v�o aumentar ou diminuir. Ele acredita, no entanto, que pelos dados colhidos at� o momento, a regi�o de Sobral "pode demorar meses para se estabilizar".

"Para essa regi�o certamente vai demorar um pouco, porque essa atividade [s�smica] ainda est� bastante alta. A probabilidade de ocorr�ncia de tremores da ordem do que j� ocorreu, de magnitude 2.5, 3, 3.5 n�o � descart�vel. Pode ocorrer sim, em fun��o de termos um n�mero muito grande de tremores registrados diariamente", disse. Desde o dia 28 de janeiro, quando come�o a atividade s�smica na regi�o, o n�mero de abalos ultrapassa os 700.

O especialista afirmou que um trabalho de conscientiza��o da popula��o da �rea afetada dever� ser feito nos pr�ximos dias. Segundo Menezes, os moradores desses locais devem aprender a conviver com esse fen�meno da natureza. Para ele, isso deixa a popula��o mais apta a enfrentar tremores futuros. "Infelizmente nas escolas do Brasil n�o se ensina que o Nordeste tem tremor de terra", disse.

Sobral sofreu mais de 600 tremores em 30 horas, afirma especialista

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir