Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 02-03-2008

Gilberto Silva, o amuleto de Eduardo.
M�dicos destacam ajuda do volante, que foi tradutor e tamb�m impediu a amputa��o
Gilberto Silva, o amuleto de Eduardo.
Foto:Reprodu��o

Eduardo da Silva, se recuperando da cirurgia para a corre��o da fratura na perna esquerda, receber� nesta quinta-feira, em sua casa, a visita de Gilberto Silva. Durante o encontro, o atacante poder� agredecer o empenho do companheiro, que no domingo passado teve papel essencial nos primeiros minutos do seu tratamento. O volante estava no banco de reservas e entrou em campo para ajudar como tradutor. Ele fez a ponte entre o fisioterapeuta Gary Lewin e o jogador machucado, que momentos ap�s ter sido atingido s� falava o portugu�s. Os pr�prios m�dicos que trataram de Eduardo confirmaram a import�ncia da participa��o do volante e disseram que suas informa��es ajudaram a evitar a amputa��o do p� da v�tima.

Gilberto n�o est� satisfeito com o pouco aproveitamento nesta temporada. Em alguns jogos, sequer tem ficado no banco de reservas. Mas para a felicidade de Eduardo, o t�cnico Arsene Wenger decidiu relacionar o volante no jogo contra o Birmingham, s�bado passado, quando o zagueiro Martin Taylor acertou um violento carrinho no atacante, quebrando a sua perna.

Do banco, Gilberto acompanhou o lance. Mas n�o teve tempo de se revoltar. Segundos depois, pelo r�dio, o fisioterapeuta pediu a sua entrada em campo. Gary Lewin n�o conseguia entender o que Eduardo da Silva falava. Precisava de algu�m para traduzir. E precisava correr contra o tempo, pois os primeiros 45 minutos do tratamento seriam essenciais para salvar a carreira do brasileiro.

Eduardo estava consciente, mas completamente distra�do e s� falava em portugu�s. Com a ajuda de Gilberto, Lewin explicou ao atacante o que estava acontecendo, como ele iria se sentir e que tipo de sinal com a m�o poderia fazer para avisar sobre qualquer tipo de dor.

A complica��o seguinte foi a posi��o em que Eduardo caiu no gramado. Em alguns casos, � f�cil tratar pessoas deitadas de costas no ch�o e com as pernas estendidas. Mas o atacante n�o parava de se mexer por causa das dores. Ent�o, Lewin pediu que Gilberto explicasse a situa��o para Eduardo, que passou a receber "g�s do riso". O analg�sico alivia a dor e acalma o paciente. A partir da�, o jogador foi imobilizado para, em seguida, ser transportado para o hospital Selly Oak, em Birmingham, onde foi operado.

Eduardo est� em casa desde a �ltima quarta-feira, quando recebeu alta em Londres. O jogador j� recebeu mais de 25 mil mensagens de e-mail de pessoas lhe desejando boa recupera��o. Os interessados poder�o mandar seu recado por interm�dio do site oficial do Arsenal.

Gilberto Silva, o amuleto de Eduardo.
M�dicos destacam ajuda do volante, que foi tradutor e tamb�m impediu a amputa��o.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir