Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2008

Relator da ONU diz que ilha britânica foi usada como centro
O território britânico Diego Garcia, no Índico, foi utilizado como centro de detenção para pessoas consideradas suspeitas pelos Estados Unidos
Relator da ONU diz que ilha britânica foi usada como centro

Londres, 2 mar (EFE).- O território britânico Diego Garcia, no Índico, foi utilizado como centro de detenção para pessoas consideradas suspeitas pelos Estados Unidos e sujeitas a "entregas extraordinárias", segundo a ONU, revelou hoje o jornal "The Observer".

O relator especial da ONU para a Tortura, Manfred Novak, encarregado de investigar violações dos direitos humanos, indicou que recebeu provas críveis de fontes familiarizadas com a situação na ilha, utilizada como centro de detenção entre 2002 e 2003.

Novak, citado pelo "The Observer", disse considerar uma solicitação do Governo britânico para que compartilhe sua informação.

O relator especial disse que falou com pessoas que estiveram presas no recife, localizado no Oceano Índico e que o Reino Unido cedeu a uma base militar americana.

"Eram poucos e não estiveram detidos durante muito tempo", explicou.

Estas declarações colocam novas questões sobre o papel da ilha nas "entregas extraordinárias" - detenção e encarceramento extrajudicial de suspeitos de terrorismo - e sobre por que o Governo britânico não estava, aparentemente, ciente de que seus aliados tinham uma prisão no território.

No mês passado, o ministro de Assuntos Exteriores do Reino Unido, David Miliband, se viu obrigado a confirmar que dois vôos da CIA que transportavam suspeitos de terrorismo pararam para reabastecimento em Diego Garcia, no ano de 2002.

No entanto, o Governo britânico rejeita as alegações de que a ilha tenha sido utilizada para prender suspeitos de terrorismo, argumentando que recebeu garantias das autoridades americanas.

Outras provas solicitadas apontam para a utilização de navios próximos a Diego Garcia, mas fora das águas territoriais britânicas, como centros de detenção.

Relator da ONU diz que ilha britânica foi usada como centro.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir