Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2008

Empresas investem na saúde dos funcionários.
Em MG, uma empresa contratou uma nutricionista para cuidar da alimentação.
Empresas investem na saúde dos funcionários.

As empresas estão cada vez mais preocupadas com a saúde dos funcionários. Elas cuidam da alimentação dos empregados e oferecem exercícios no ambiente de trabalho.

Em Minas Gerais, uma empresa contratou uma nutricionista para cuidar da alimentação, enquanto uma maternidade apostou na caminhada e na ginástica para melhorar a saúde de quem passa os dias cuidando dos outros.

Muitos conseguiram deixar a hipertensão e a diabetes sob controle e perderam peso. "Todos os dias você faz 40 a 50 minutos de caminhada, já é suficiente pra você ficar bem e perder uns quilinhos que incomodam", diz a auxiliar de faxina Luciana de Oliveira.

Na empresa onde o motorista Sebastião Lopes de Aguiar trabalha, a diferença está na cozinha. "A gente está utilizando mais ervas, temperos naturais e diminuímos bastante o uso de sal e temperos industrializados na preparação das refeições", explica a nutricionista Ana Carolina Barbosa Duarte.

Na hora do almoço, para ter certeza que os funcionários vão seguir o plano alimentar personalizado, a nutricionista fica ao lado do bufê para orientar todo mundo sobre o que colocar no prato.

O prato de seu Sebastião passou na fiscalização. "Tem alimentos de todos os grupos: bastante salada, legumes cozidos, arroz branco e um pedaço de carne magra. Está excelente", aprova Duarte. "Agora, tem que comer verdura, porque ela fica em cima", conta o motorista. "Já emagreci quase três quilos".

Como resultado, o rendimento dos funcionários melhorou. "Não existe mais aquele sono terrível depois do almoço, todo mundo cansado", diz o médico da empresa, Sérgio Moraes de Almeida. "É uma dieta saudável e de digestão muito fácil".

A mudança de hábitos aconteceu durante todo o expediente. Os funcionários se alimentam de três em três horas, com frutas, barras de cereal ou sanduíches de pão integral. "Pedimos que eles evitem salgados, mesmos os assados, que contém muita gordura", diz a nutricionista.

E quem não tem cantina no trabalho? A corretora de seguros Gláucia Rodrigues do Amaral pagou quase R$ 5 por um pedaço de pizza e um suco artificial, para comer rapidinho. "Tenho no máximo 12 minutos para comer", justifica.

Gláucia aceitou o desafio de ampliar o horário de almoço e comer num restaurante, com a supervisão da nutricionista. Ela começa com o arroz, e Ana Carolina Duarte lança a primeira dica: "Quanto mais você colorir o prato, mais variedades você tem de nutrientes e mais bonitinho o prato fica!".

A corretora completa o prato com cenoura, tomate, beterraba, alface, que é rica em fibras, e frutas. "A laranja e a mexerica são frutas ricas em vitamina C. Elas te ajudam a ter uma absorção maior de ferro", avalia Duarte.

Faltou proteína, pois Gláucia só come carne de soja, que não esta no cardápio. "Para substituir, o ideal seria o feijão, uma proteína vegetal. O prato não fica equilibrado sem uma proteína", diz Duarte.

A nutricionista aconselha: evitar líquidos durante a refeição e mastigar bem, em garfadas pequenas. Enquanto Glaucia come, mais uma dica: "Eventualmente, quando a pessoa realmente não for dar conta de parar para comer, ela pode recorrer a um sanduíche natural" de preferência feito em casa", ensina.

Gláucia conseguiu comer em 20 minutos, de uma forma saudável. E na hora de pagar, a surpresa: R$ 4" mais barato que a pizza. A corretora ficou satisfeita: "Você fica mais feliz, não engorda e paga mais barato".

Empresas investem na saúde dos funcionários.
Em MG, uma empresa contratou uma nutricionista para cuidar da alimentação.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir