Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 03-03-2008

Torcida comemora a volta do pó-de-arroz
Tony Platão e Mário Vitor Rodrigues falam em noite histórica nesta quarta, no Maraca
Torcida comemora a volta do pó-de-arroz
Foto: http://globoesporte.globo.com

Os torcedores do Fluminense receberam com euforia a principal notícia desta segunda-feira: a permissão para a volta do pó-de-arroz ao Maracanã. O cantor Tony Platão soube da novidade através do GLOBOESPORTE.COM e não se conteve:

- É uma notícia sensacional. Era uma implicância inexplicável das autoridades, já que o talco, obviamente, não faz mal como aquelas fumaças tóxicas, os fogos de artifício. Acho que o retorno do pó-de-arroz neste jogo, especificamente, é um ótimo sinal para o Fluzão - comemora Platão.

O advogado Gustavo Albuquerque, que ajuizou a Ação Popular juntamente com seu colega de profissão e arquibancada Gabriel Machado, explicou em detalhes a decisão do juiz Claudio Brandão de Oliveira, da 7ª Vara de Fazenda Pública.

- Primeiro, nós tentamos a liberação diretamente com o major Busnello, do Gepe, mas ele nos recomendou que fôssemos à Justiça. E o juiz não quis entrar em conflito com a Polícia Militar, por isso, inicialmente, liberou a utilização do talco nos jogos que não sejam clássicos. Caso não haja problema, ele decidirá, após uma audiência pública, se permitirá nos grandes jogos - explica.

A Polícia Militar proibiu a entrada do pó-de-arroz em 1999, quando um policial acabou atingido por um saquinho de talco. O juiz Cláudio Brandão levou em conta a proporção do incidente e, por isso, concedeu a liminar.

- No nosso entendimento, uma tradição quase centenária não poderia acabar por causa de argumentos como o que o talco, misturado com a água em dias de chuva, impedia que a ambulância transitasse na geral - revela Gabriel Machado.

Os advogados, porém, ressaltam que a entrada do pó-de-arroz (talco) não será tão simples, e terá de obedecer a critérios.

- O torcedor terá de apresentar a nota fiscal de compra e um laudo comprovando que aquele talco é inofensivo à saúde. Mas isso fica a cargo das torcidas organizadas, que já sabem como proceder nesta situação, pois foram anos e anos de prática - acrescenta Gabriel Machado.

Sobrinho-neto de Mário Filho, jornalista que empresta o nome ao Maracanã, e neto do também jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues, o publicitário Mário Vitor Rodrigues, tricolor fanático, espera por uma noite histórica nesta quarta.

- Eu tinha medo de ver gerações de tricolores sem saber, ou melhor, sem viver a festa do pó-de-arroz. Gostaria de dar os parabéns a todos os envolvidos e às autoridades pela decisão.

Torcida comemora a volta do pó-de-arroz
Tony Platão e Mário Vitor Rodrigues falam em noite histórica nesta quarta, no Maraca

Fonte: Caio Barbosa
http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir