Categoria Economia  Noticia Atualizada em 03-03-2008

Conselho de vigilância de Porsche aprova participação
A Porsche é a nova controladora da Volkswagen. Com um investimento de 10 bilhões de euros
Conselho de vigilância de Porsche aprova participação
Foto: Arquivo

Frankfurt (Alemanha), 3 mar (EFE).- O conselho de vigilância da Porsche aprovou a aquisição de uma participação majoritária da montadora Volkswagen.

Segundo informações divulgadas pela Porsche hoje na cidade alemã de Stuttgart, o conselho autorizou a direção da empresa, após uma reunião extraordinária, a ampliar a atual participação na Volkswagen dos atuais 31% para mais de 50%.

Segundo a Porsche, a compra deste pacote acionário da Volkswagen à cotação atual em bolsa - cerca de 150 euros por ação ordinária - representa um investimento de quase 10 bilhões de euros.

No final de outubro de 2007, a Porsche conseguiu remover os obstáculos para assumir o controle da Volkswagen após o Tribunal de Justiça da União Européia sentenciar que a chamada "Lei Volkswagen" restringe a livre circulação de capitais.

A Porsche disse que as autoridades antimonopólio ainda devem estudar a operação, algo que pode durar alguns meses.

O executivo-chefe da Porsche, Wendelin Wiedeking, disse em comunicado que o objetivo da empresa é "conseguir uma das alianças mais inovadoras e eficazes do mundo".

O comunicado acrescenta que, com esta decisão, Volkswagen e Porsche "poderão escrever juntos no futuro um novo capítulo na história automobilística com uma colaboração justa".

Quando a Porsche assumir a participação majoritária nas ações da Volkswagen, a maior montadora da Europa passará a ser uma parte do consórcio Porsche Automobil Holding.

Com isto, representantes dos funcionários da Volkswagen terão sua presença no conselho de vigilância da Porsche Automobil Holding.

Conselho de vigilância de Porsche aprova participação majoritária na Volks

Fonte: http://economia.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir