Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-03-2008

Greve de motoristas de ônibus continua em São Paulo
Movimento de passageiros no terminal D. Pedro 2º, centro de São Paulo; greve da empresa Via Sul prejudica os passageiros da zona sul da cidade
Greve de motoristas de ônibus continua em São Paulo
Foto: Sergio Alberti/Folha Imagem

Continua na noite desta segunda-feira (3) a paralisação de motoristas e cobradores de linhas de ônibus que atendem a região sudeste de São Paulo. Os trabalhadores paralisaram cerca de 400 ônibus da empresa Via Sul na tarde desta segunda-feira.

Segundo o sindicato da categoria, patrões e empregados entraram em acordo e, se o dinheiro prometido for depositado nesta noite, os ônibus voltam a circular na terça. A reportagem tentou entrar em contato com o SPUrbanus (sindicato patronal), mas ninguém foi localizado na noite de hoje.

A frota de ônibus municipais em circulação em São Paulo é de cerca de 15 mil veículos.

Os motoristas e cobradores começaram a recolher os veículos à garagem por volta das 13h30. A SPTrans (empresa municipal que administra o transporte em São Paulo) acionou o Paese (Plano de Apoio a Empresas em Situação de Emergência). A estimativa é a de que 70 mil pessoas tenham sido afetadas.

Segundo o sindicato, a maior parte das linhas afetadas têm como destino o terminal Parque D. Pedro 2º, no centro.

A Via Sul é uma das maiores empresas em atuação no sistema municipal de transportes de São Paulo. Ela atua na chamada área cinco e atende os passageiros do sudeste da cidade, que estão entre os mais populosos do sistema, entre eles a Vila Prudente e Sacomã.

Dados financeiros da SPTrans apontam que, sozinha, a arrecadação na catraca --receita de valores aferidos no momento em que o passageiro valida o bilhete único ao entrar no veículo-- dos ônibus da Via Sul corresponde a cerca de 10% do total do sistema em São Paulo.

Na segunda-feira (25) da semana passada, motoristas e cobradores de 24 linhas que circulam a partir do extremo da zona leste de São Paulo e que atendem cerca de 150 mil pessoas por dia realizaram uma paralisação. Eles também reivindicavam questões trabalhistas.

Greve de motoristas de ônibus continua em São Paulo

Fonte: www1.folha.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir