Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-03-2008

Bombeiros fazem operação para resgatar pescadores no DF
Para o resgate de nove pescadores, foram necessários 16 bombeiros
Bombeiros fazem operação para resgatar pescadores no DF

Os bombeiros tiveram que fazer, na última segunda-feira (3), uma operação de retirada de pescadores que se arriscavam em uma área proibida na beira do Lago Paranoá, um dos principais cartões-postais de Brasília. Por causa das chuvas fortes, as três comportas da barragem haviam sido abertas para dar vazão à água. Os pescadores, assim, acabaram ilhados.

Para facilitar o resgate, a Companhia Energética de Brasília (CEB) precisou fechar as comportas. Os nove pescadores foram retirados da barragem por volta das 22h. Eles atravessaram a mata usando trilhas irregulares e ficaram presos em uma região mais alta, como um banco de areia. De acordo com os bombeiros, eles sabiam que as comportas estavam abertas, mas quiseram aproveitar a chegada de novos peixes.

"Os pescadores estão um pouco chateados com a situação vexatória. Isso porque eles saíram para uma atividade que acharam que estava programada. Mas, por causa deles, foi preciso montar todo esse aparato para resgatá-los. Pessoas que sabem que a área é proibida e dos riscos, mesmo assim vêm para o local", diz Marco Negrão, do Corpo de Bombeiros.



Resgate
No total, 16 bombeiros participaram do resgate. Ninguém ficou ferido. De acordo com o major que comandou a operação, este tipo de ocorrência é freqüente. No domingo, 15 pessoas foram retiradas do mesmo local.

"A gente orienta que na área da Caesb há uma sirene, que quando acionada ninguém pode descer próximo ao lago porque a água está subindo. Os pescadores foram orientados para não pescar nesta região", explica Edmar Sá, da Polícia Ambiental.

Depois do resgate, as comportas foram reabertas e agora trabalham na capacidade máxima.

Bombeiros fazem operação para resgatar pescadores no DF.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir