Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 04-03-2008

Achei: Neto vira "Truta" na Grécia
Movido a feijão carioquinha, ex-lateral de Paraná, Peixe, Flu está jogando no Aris
Achei: Neto vira
Foto: Agência

Após se destacar no Paraná Clube, no Brasileirão 2005, e ter passado por Santos (2006) e Fluminense (2007) sem muito sucesso, o lateral-direito Neto deixou o Brasil para achar um lugar para mostrar seu futebol. E o GLOBOESPORTE achou Neto. O jogador está atuando no Aris, um dos mais populares clubes da Grécia.

Ao contrário do que aconteceu na Vila Belmiro e nas Laranjeiras, no Aris o jogador é titular absoluto. Em conversa com o GLOBOESPORTE.COM por MSN, o jogador conta que está muito feliz em sua primeira experiência no futebol do exterior. Conta que ficou impressionado com o fanatismo dos torcedores gregos, diz que levou muito feijão na bagagem para matar as saudades da terra natal e fala que já está se dando muito bem com os colegas gregos, que o chamam de Truta!

O jogador pensa em voltar para o Brasil, mas só se for por uma ótima proposta. Afinal, ele revela que o salário que recebe na Grécia, além de ser bom, é livre. O clube banca os impostos, a casa onde Neto mora e até o transporte para os treinos.

- Por enquanto, está ótimo! - vibra o jogador

A seguir, os melhores lances do papo com Neto.

Adaptação à Grécia
Eu cheguei aqui no começo da temporada. Meus direitos estava com o Santos. O Aris comprou e eu vim para cá. É minha primeira experiência no futebol europeu e estou gostando muito. Só a oportunidade de jogar Copa da Uefa é demais. Moro em Thessaloniki, a segunda maior cidade da Grécia. É uma cidade turística, muito bonita, com bastante. O único problema é está frio. Estamos no inverno e a temperatura cai mesmo. Faz menos três, menos quatro graus. Até nevou um pouco nesse inverno. Para eu que estou jogando pela primeira vez fora, é estranho. Mas a gente se acostuma.

Feijão para matar a saudade
A comida aqui é até boa. É bem variada. Mas aquele belo feijão aqui não tem. Como eu adoro feijão, trouxe muito na bagagem. Do bolinha e do carioquinha. Até paguei excesso no aeroporto. Acho que dá para agüentar até o fim da temporada (risos). Aqui, eles gostam de carne, mas eu ainda não consegui comer um bom churrasco, porque o corte é diferente. Não tem picanha, maminha, essas coisas. Mas a gente vai levando.

Língua
O grego é muito difícil. Eu vejo os jornais, a televisão, não entendo nada. O alfabeto é diferente, é tudo diferente. Por sorte, estou em uma cidade turística e muita gente fala inglês. Então, dá pra se virar em restaurantes. Mas eu já sei falar algumas coisas em grego, como: kalimera (bom dia), kalispera (boa tarde) e kaliniquita (boa noite).

Torcida do Aris
Rapaz, é a torcida mais fanática que eu já vi. As outras também são, mas a do Aris lembra a do Boca Juniors. Além de fanáticos, eles são violentos. No dérbi contra o Paok sai até morte! É uma coisa muito louca. Tanto que eles (torcida do Aris) nem pode entrar em alguns estádios. Quando voltamos após eliminarmos o Zaragoza (ESP) na Copa da Uefa, tinha quase 10 mil torcedores nos esperando no aeroporto. Parecia que a gente tinha ganhado título!

Truta
Os gregos gostam muito de mim. Desde que eu jogava no Santos, eu tenho a mania de chamar todo mundo de "truta". Agora, os gregos é que me chamam assim. Aqui, virei o Truta

Outros brasileiros
Aqui no Aris somos seis brasileiros. Eu, Amoroso, Ronaldo Guiaro (zagueiro, ex-Atlético-MG e Santos), Thiago Gentil (atacante, ex-Palmeiras), Marcos Aurélio (volante) e Siston (meia, ex-Vasco). Moramos todos perto um do outro, estamos sempre juntos. Nossas mulheres também sempre passeiam juntas. Fica mais fácil a adaptação assim. Na verdade, quem aproveita mesmo são elas. A gente viaja muito, ficamos concentrados. Então, elas passeiam, vão pras Ilhas Gregas...

Volta ao Brasil
Tenho mais dois anos de contrato aqui e pretendo cumprir. Estou me sentindo muito bem, sou titular, a torcida gosta de mim. E não penso em voltar agora. A não ser que apareça uma proposta muito boa de um grande clube. Caso contrário, eu fico aqui.

Achei: Neto vira "Truta" na Grécia. Movido a feijão carioquinha, ex-lateral de Paraná, Peixe, Flu está jogando no Aris.

Fonte: Adilson Barros

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir