Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-03-2008

Imagem mostra fumaça em subestação antes da falta de luz
Foto foi registrada por cinegrafista amador que passava pela Zona Sul
Imagem mostra fumaça em subestação antes da falta de luz
Foto: Odair Rodrigues

Uma imagem captada na manhã desta terça-feira (4) por um cinegrafista mostra fumaça saindo da Subestação Bandeirantes, na Zona Sul de São Paulo. As imagens foram mostradas pelo SPTV. De acordo com a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), um transformador deixou de operar por causa da falha em um interruptor.

Testemunhas relataram ter ouvido um barulho de uma explosão pouco antes da falta de luz. A Eletropaulo informou que 690 mil clientes foram afetados pelo apagão, que começou por volta das 8h45.

"A Subestação Bandeirantes, que atende a um conjunto de cargas importantes na Zona Sul, tem três grandes transformadores e um deles saiu por conta de um interruptor que falhou. É uma subestação que tem uma taxa de falhas bastante pequena", disse em entrevista ao SPTV o diretor técnico da CTEEP, Celso Cerchiari.

De acordo com a Eletropaulo, a concessionária consegiu restabelecer o fornecimento por meio de um procedimento chamado manobra, no qual a energia que está sobrando em outra área é redirecionada para o ponto afetado. A ação é feita gradativamente, por isso a energia foi voltando aos poucos em cada local.

Trânsito recorde
A falta de energia elétrica contribuiu para o novo recorde de lentidão nas manhãs. Às 9h30, os paulistanos enfrentavam 155 km de filas. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), houve semáforos apagados no cruzamento da avenida Santo Amaro com a Professor Vicente Rao, da Juscelino Kubistchek com a Faria Lima, na Avenida Cidade Jardim.

Os semáforos ficaram intermitentes nos cruzamentos das ruas Conselheiro Furtado e São Paulo e da Avenida Juscelino Kubitschek com a Rua Henrique Chamma. Na Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, os semáforos apagados causaram trânsito na região.

Imagem mostra fumaça em subestação antes da falta de luz em SP
Foto foi registrada por cinegrafista amador que passava pela Zona Sul.
Testemunhas relataram ter ouvido barulho de explosão antes do apagão.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir