Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-03-2008

Agência da ONU denuncia dramática situação em Gaza
Militante do Hamas participa de manifestação anti-Israel na Faixa de Gaza
Agência da ONU denuncia dramática situação em Gaza
Foto: Mohammed Salem/Reuters

Genebra, 4 mar (EFE).- A situação na Faixa de Gaza, onde a ofensiva israelense matou 123 palestinos na última semana, é "dramática", denunciou hoje a Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA).

Segundo os dados expostos em entrevista coletiva pela porta-voz Elena Mancusi Materi, pelo menos 55 dos mortos eram civis desarmados, e há ainda 279 feridos.

Nos últimos dois dias, cerca de 60 pacientes com graves queimaduras e amputações cruzaram a fronteira com o Egito pela passagem de Rafah, como parte de um acordo com esse país para permitir a passagem de 250 feridos em estado crítico, assinalou a representante da UNRWA.

Como conseqüência dos ataques militares e bombardeios israelenses, somente 12 das 214 escolas administradas pela UNRWA em Gaza estavam operando em 2 de março.

Entre os casos mais graves da ofensiva israelense nas escolas, Materi citou a morte de um bebê de seis meses em um complexo da UNRWA.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) disse hoje que os hospitais de Gaza lutam para poder atender os feridos, embora as condições sejam muito difíceis.

"Os principais hospitais para cirurgias, especialmente no norte de Gaza, seguem sob grande pressão, enquanto seu pessoal luta para atender os feridos, especialmente aqueles que necessitam ser operados com urgência", assinalou em comunicado a coordenadora do CICV para Israel e os territórios palestinos, Eileen Daly.

"A prioridade do CICV é garantir que os feridos sejam evacuados para hospitais que tenham os recursos necessários e os materiais para tratá-los", acrescentou.

Nos últimos dias, a Cruz Vermelha forneceu aos hospitais material de emergência como anestésicos, plasma sanguíneo, instrumentos cirúrgicos, lençóis e outros artigos.

Agência da ONU denuncia dramática situação em Gaza por ofensiva israelense

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir