Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-03-2008

Londres usou 'astrólogo' como arma secreta contra Hitler
Abertura de arquivos secretos põe fim ao mistério. Louis De Wohl, suposto 'brilhante cientista', na verdade era um impostor
Londres usou 'astrólogo' como arma secreta contra Hitler
Foto: Sebastian Scheiner/AP

No momento mais difícil da Segunda Guerra Mundial, Londres chegou a acreditar que teria encontrado a arma secreta para derrotar Hitler: um astrólogo tão excêntrico quanto misterioso que assegurava possuir a chave das estratégias do Führer.

"Hitler acredita em astrologia e se eu fizer os mesmos cálculos que seus astrólogos saberei o que aconselham a ele... e isso poderá beneficiar os britânicos". Com este argumento aparentemente infalível, Louis De Wohl se tornou capitão e, até o fim da guerra, seria "o profeta" de Londres, como foi chamado mais tarde pela imprensa.

A história foi revelada em 1952, quando o astrólogo lançou uma excêtrica autobiografia intitulada "O Nostradamus Moderno".

Mas os Arquivos Nacionais britânicos, que acabaram nesta terça-feira (4) com meio século de segredo em torno do dossiê "Louis De Wohl", revelam o que menos se sabia: o MI5 (serviço de inteligência interna) havia prevenido reiteradas vezes que o suposto "brilhante cientista" na verdade era um impostor.

Folhetim
Nascido em Berlim no dia 24 de janeiro de 1903 de pais húngaros, Lajos Mucsinyi Wohl, seu verdadeiro nome, escrevia romances de folhetim antes de se exilar em 1935 na Grã-Bretanha, onde se apresentou como um astrólogo emérito.

Mudou seu nome de "Lajos" para "Louis" e mais tarde acrescentou "De Wohl". Passou a afirmar depois que era filho de um nobre húngaro.

Ele também fingia ser descendente do poeta alemão Heine, assim como do barão Dreyfus, associado à família Rothschild.

Para aqueles que acreditavam, vendia horóscopos personalizados. Louis De Wohl conseguiu clientes até nas mais altas esferas.

Ele tirava proveito de determinadas situações para anunciar suas previsões duvidosas: "Eu achava que todas as empreitadas maiores de Hitler haviam sido efetuadas 'sob bons auspícios'. As 'instituições divinas' de Hitler são na realidade apenas um simples conhecimento des conjunções planetárias", havia escrito em uma carta.

Assim como a astrologia era segundo ele apenas um "cálculo matemático", era preciso reproduzir as previsões dos astrólogos de Hitler para saber o que era aconselhado a ele para que se obtivesse uma vantagem decisiva sobre o inimigo.

Para aqueles com espírito cartesiano, acrescentava: "a questão não é saber se atribuímos um valor científico à astrologia. O que conta é que Hitler segue seus preceitos".

Mentiras
As mentiras acabaram convencendo. Em 1938, De Wohl ganhou o cargo de "propagandista" na Special Operations Executive (SOE, responsável pelas operações por trás das linhas inimigas). O farsante ganhou até um escritório na Grosvernor House, em pleno coração de Londres.

No entanto, De Wohl despertou a desconfiança dos serviços de inteligência britânicos. "De Wohl é um total charlatão de passado misterioso, se não ambíguo", destacava uma observação de fevereiro de 1942 no dossiê do MI5.

"Nenhuma de suas previsões se concretizou, a não ser a entrada da Itália na guerra, o que foi feito em um momento em que isso era evidente", acusou um outro agente.

Mas o MI5 não tinha influência alguma sobre o SOE, cujo diretor, Charles Hambro, estava convencido de que De Wohl era "esplêndido" e que não havia nada contra ele, lamentava uma ficha do MI5.

Como lembra Chris Andrew, historiador dos serviços secretos britânicos: "Louis de Wohl convenceu Whitehall (bairro que abriga grande parte dos edifícios do governo britânico) de que Hitler era obcecado pela astrologia... Isso é completamente falso".

Um dos astrólogos do ditador, Karl Ernst Krafft, terminou seus dias no campo de Buchenwald.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir