Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 04-03-2008

Botafogo tem 'final' no tapetão
Julgamento de sete alvinegros nesta quinta pode ditar rumos da equipe na temporada
Botafogo tem 'final' no tapetão
Foto: http://globoesporte.globo.com

O Botafogo não entra em campo, mas nesta quinta-feira, às 17h, terá uma verdadeira decisão. Seis jogadores e o técnico Cuca serão julgados pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) pelos incidentes ocorridos da final da Taça Guanabara, dia 24 de fevereiro. Na vitória do Flamengo por 2 a 1, o Alvinegro se revoltou contra a arbitragem de Marcelo de Lima Henrique. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

E se é verdade que o julgamento é considerado uma final de campeonato, o Botafogo terá quase um time inteiro no banco dos réus. Castillo, Ferrero, Diguinho, Lucio Flavio, Zé Carlos e Jorge Henrique foram denunciados pelo promotor André Valentim, assim como o técnico Cuca. Ainda serão julgados nesta quinta o atacante Souza, do Flamengo, e o assistente Dibert Pedrosa Moisés.

Cuca admite não dormir direito, apenas pensando no que vai ocorrer no julgamento. O técnico foi denunciado por invadir o campo e ofender o árbitro no final da partida. O técnico, entretanto, nega veementemente ter xingado o árbitro, como foi relatado na súmula.

- Lógico que essa situação tira o sono, porque vou mudar meu planejamento de trabalho para explicar uma situação que não é verdadeira. Fico sentido por ser citado dessa forma, pois não falo palavrão - diz.

Cuca disse que o ideal seria que houvesse uma acareação com o árbitro. O promotor acatou a idéia, e Marcelo de Lima Henrique deve estar no julgamento, que ocorrerá na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro.

Assim como na véspera de uma partida importante, os jogadores estão em concentração total, depois de ser orientados pelo corpo jurídico do Botafogo. Zé Carlos admite que a partida no tapetão é encarada como um jogo contra um grande rival.

- Encaramos como uma decisão, mas espero que a gente saia feliz dela. Serão julgados seis titulares e o treinador. Por isso, esse julgamento será muito importante para o futuro do Botafogo.



Confira quem serão os julgados pela final da Taça Guanabara

Zé Carlos e Souza" Artigo 255 (Praticar ato de hostilidade contra adversário). Pena: um a três jogos de suspensão.

Lucio Flavio e Ferrero" Artigo 254 (Praticar jogada violenta) Pena: dois a seis jogos.

Jorge Henrique" Artigo 251 (Reclamar, por gestos ou palavras, contra as decisões da arbitragem ou desrespeitar o árbitro e seus auxiliares). Pena: uma a quatro partidas.

Diguinho" Artigos 251 (reclamação) e 252 (Ofender moralmente o árbitro, seus auxiliares ou qualquer outro participante do evento desportivo). Penas: uma a três e duas a seis partidas, respectivamente.

Castillo" Artigos 253 (Praticar agressão física) e 251 (reclamação). O primeiro tem pena prevista de 120 a 540 dias de suspensão e o segundo de uma a quatro partidas.

Cuca - Artigos 274 (Invadir local destinado à arbitragem), 187 II (Ofender moralmente árbitro e seus auxiliares) e 188 (Manifestar-se de forma desrespeitosa, ou ofensiva, contra autoridades ou entidades desportivas, contra árbitro ou auxiliar, ou ameaçá-los). Penas: de 120 a 720; de 60 a 360; e de 30 a 180 dias de suspensão, respectivamente.

Dibert Pedrosa Moisés (assistente)" Artigo 266 (Deixar de relatar as ocorrências disciplinares da partida). Pena: de 60 a 360 dias de suspensão.

Botafogo tem 'final' no tapetão
Julgamento de sete alvinegros nesta quinta pode ditar rumos da equipe na temporada

Fonte: Gustavo Rotstein
globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir