Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 05-03-2008

Avaí e Criciúma são condenados pelo TJD
Clubes são considerados culpados pelas confusões do dia 24/02, no Heriberto Hulse
Avaí e Criciúma são condenados pelo TJD
Foto: Agência

O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) considerou culpados tanto Avaí quanto o Criciúma, em julgamento ocorrido na noite da terça-feira, na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú.

Os clubes foram enquadrados no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) - que versa sobre a segurança nas praças esportivas - em função dos episódios de violência que marcaram a última rodada do primeiro turno do Estadual, em 24 de fevereiro. Na ocasião, o aposentado Ivo Costa, de 62 anos, perdeu a mão direita devido a uma bomba e as torcidas ainda entrarem em confronto entre si e com a polícia depois da partida.

O autor da denúncia foi o promotor do TJD, doutor Valdir Zanella, que fez a apresentação das provas por meio de vídeos, áudios e testemunhas de ambos os lados. Após a apresentação, Zanella sugeriu a pena para os dois times, aprovada em votação por 4 a 1.

Ao Avaí, cuja torcida foi responsabilizada pelo ato de violência que ocasionou a amputação da mão de Ivo Costa, a penalidade sugerida pela promotoria e aprovada no julgamento foi de multa de R$20 mil e a perda de mando de campo por quatro jogos.

Já o Criciúma, responsável pelo estádio que sediou o jogo onde ocorreu a confusão, deverá pagar uma multa de R$10 mil e perde o mando de campo por dois jogos.

Apesar de terem sido condenados pelo TJD, o julgamento ocorreu em primeira instância e os clubes devem recorrer ao Tribunal Pleno, na quinta-feira, dia 6. Nesta quarta, tanto Avaí como o Criciúma vão entrar com efeito suspensivo. Se ganharem a liminar, os dois times terão o mando de campo de volta na semana que vem.

Segundo informações da CBN/Diário, se Avaí e Criciúma recorrerem sobre a decisão do TJD no dia 13 de março, ambos já devem ser julgados pelo Tribunal Pleno, quando outros nove auditores irão definir a respeito da pena. Neste meio tempo, pode haver suspensão da punição do TJD até que os clubes sejam novamente julgados.

Avaí e Criciúma são condenados pelo TJD. Clubes são considerados culpados pelas confusões do dia 24/02, no Heriberto Hulse.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir