Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-03-2008

Greve na Alemanha paralisa aeroportos e cancela 140 vôos
Passageiro dorme em balcão de check-in no aeroporto de Duesseldorf, na Alemanha, nesta quarta-feira
Greve na Alemanha paralisa aeroportos e cancela 140 vôos
Foto: Ina Fassbender/Reuters

da Efe, em Berlim

As greves seletivas e de advertência no setor dos serviços públicos alemães alcançam nesta quarta-feira um novo cenário com interrupções em massa nos transportes urbanos de diversas cidades, assim como nos principais aeroportos do país. A paralisação já causou o cancelamento de 140 vôos.

Desde o início da manhã desta quarta-feira, abandonaram seus postos de trabalho os responsáveis dos serviços de bagagens dos aeroportos de Frankfurt, Düsseldorf, Munique, Colônia e Hamburgo, entre outros, onde os passageiros ficaram impossibilitados de entregar ou receber suas malas.

"Os serviços de bagagens não estão operando", afirmou Peter Büddicker, porta-voz do sindicato alemão de serviços públicos Ver.di., que disse que no aeroporto de Dortmund o pessoal de terra responsável por fornecer combustível aos aviões e por limpar as pistas também parou.

A companhia aérea alemã Lufthansa decidiu cancelar preventivamente 142 vôos, enquanto se esperam grandes atrasos no tráfego aéreo em todo o país pelas greves.

ônibus, metrôs e bondes

Além disso, param nesta quarta-feira os transportes públicos em grandes cidades do oeste da Alemanha, especialmente no estado da Renânia do Norte-Vestfália, onde ônibus, metrôs e bondes não vão circular.

Em Berlim, também começou hoje uma greve por tempo indeterminado dos trabalhadores da empresa de transportes público BVG, com a paralisação quase total dos serviços de ônibus, metrôs e bondes.

Os sindicatos alemães do setor Ver.di e DBB Tarifunion reivindicam aumentos salariais de 8% para os trabalhadores dos serviços públicos ou pelo menos um aumento salarial de 200 euros (R$ 500, aproximadamente) por mês, enquanto a patrona l não oferece mas de 5% de alta salarial.

Greve na Alemanha paralisa aeroportos e cancela 140 vôos

Fonte: www1.folha.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir