Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-03-2008

Nasa se prepara para temporada de auroras boreais
Primavera no Hemisf�rio Norte aumenta o n�mero de vezes em que o fen�meno acontece
Nasa se prepara para temporada de auroras boreais
Foto: Nasa

A Nasa se prepara para a temporada de estudos mais intensos sobre as auroras boreais com a aproxima��o da primavera no Hemisf�rio Norte, que come�a no pr�ximo dia 20 (quando inicia o outono no Sul). Embora ainda n�o saibam exatamente por que isso acontece, os cientistas sabem que as semanas em volta dos equin�cios (20 de mar�o e 23 de setembro) s�o as mais prop�cias para o fen�meno.

As auroras boreais s�o causadas pela atividade do Sol, quando part�culares solares interagem com a atmosfera terrestre. Apesar de serem muito bonitas, elas tamb�m s�o uma amea�a para os equipamentos espaciais em �rbita da Terra, atrapalhando as telecomunica��es, o tr�fego a�reo, as transmiss�es de energia e os sistemas de GPS -- al�m de ser um perigo para a vida dos astronautas.

Para entend�-las melhor, a Nasa lan�ou no ano passado uma verdadeira frota de sondas, a miss�o Themis, para estudar o assunto. Com a ajuda dela, os astr�nomos parecem ter encontrado a fonte eletromagn�tica das tempestades solares. Agora, v�o aproveitar a chegada da primavera para aprofundar o assunto.

Nasa se prepara para temporada de auroras boreais
Primavera no Hemisf�rio Norte aumenta o n�mero de vezes em que o fen�meno acontece.
Sondas da Nasa est�o posicionadas para entender o que acontece.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir