Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 05-03-2008

Lagartas causam uma morte e 13 envenenamentos no PR
Secretaria da Sa�de faz campanha deesclarecimento ap�s acidentes deste ano.Lagarta Lonomia tem espinhos com toxina que pode levar a hemorragia
Lagartas causam uma morte e 13 envenenamentos no PR
Foto: Divulga��o

A Secretaria da Sa�de do Paran� registrou 14 envenenamentos com lagartas Lonomia neste ano, incluindo uma morte, que ocorreu em Clevel�ndia. Antes disso, a �ltima morte notificada no estado aconteceu em 2004, em Tijucas do Sul.

Para evitar novos casos, o governo realiza uma campanha de esclarecimento em todo o estado. A ocorr�ncia da lagarta � monitorada desde 1989 pelas equipes de vigil�ncia dos munic�pios. A maior incid�ncia ocorre nos meses quentes da primavera e ver�o, principalmente na �rea rural. Mas, nas regi�es mais quentes (como a de Londrina), as lagartas podem ser encontradas o ano todo.

A secretaria informa que a lagarta Lonomia mede cerca de seis cent�metros e tem o corpo revestido de espinhos que cont�m uma toxina causadora de dist�rbios na coagula��o sang��nea, levando a uma hemorragia. A colora��o em geral � marrom-claro esverdeada ou marrom amarelada, com tr�s listras. "Essa lagarta tamb�m � conhecida como taturana, lagarta-de-fogo e, no interior, como oruga", diz a chefe da Divis�o de Zoonoses da Secretaria da Sa�de do Paran�, Gis�lia R�bio.

O tratamento indicado na maioria dos casos � a soroterapia. O soro depende diretamente de taturanas vivas. Por isso, os servi�os de Vigil�ncia Sanit�ria dos munic�pios ficam atentos ao aparecimento das lagartas Lonomia e enviam o material � Secretaria de Estado da Sa�de e para o Instituto Butantan, em S�o Paulo.

Esclarecimento
Gis�lia afirma que a popula��o e os m�dicos devem ter conhecimento dos perigos do contato com a lagarta. "� importante olhar atentamente para as folhas e troncos das �rvores, verificando a presen�a de folhas ro�das, casulos ou pupas e fezes de lagartas. Al�m disso, deve-se sempre usar luvas quando for manipular troncos, �rvores frut�feras ou em atividades de jardinagem."

A alimenta��o do animal � preferencialmente folhas das �rvores silvestres e algumas frut�feras como p�ssego, ameixa, abacate, goiaba, ma�� e manga.

A orienta��o � v�tima � lavar o local de contato (de prefer�ncia com �gua e sab�o) e n�o fazer cortes e perfura��es, nem usar produtos caseiros para cicatriza��o. Deve-se ainda manter o acidentado calmo e procurar o m�dico rapidamente.

Lagartas causam uma morte e 13 envenenamentos no PR.

Secretaria da Sa�de faz campanha deesclarecimento ap�s acidentes deste ano.Lagarta Lonomia tem espinhos com toxina que pode levar a hemorragia.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir