Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-03-2008

Presidente do Equador se reúne com Lula
Lula recebe no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), o presidente do Equador, Rafael Correa
Presidente do Equador se reúne com Lula
Foto: Jamil Bittar/Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está reunido nesta quarta-feira com o colega do Equador, Rafael Correa. Na reunião, eles conversam sobre a crise entre Colômbia, Equador e Venezuela.

Para o equatoriano, é necessário que a OEA (Organização dos Estados Americanos) cobre uma uma posição mais firme em relação à ação militar colombiana no território de seu país.

No encontro, Correa entregou a Lula um CD com imagens que ele denomina como "massacre", segundo interlocutores presentes à reunião. Seriam imagens da invasão do território equatoriano por forças militares colombianas. A invasão resultou na morte do porta-voz internacional e número dois das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Raúl Reyes. O Equador reclama da invasão de seu território pela Colômbia. A Colômbia, por sua vez, acusa o governo do Equador de acobertar as Farc.

Além dos dois presidentes, participam da conversa os ministros Celso Amorim (Relações Exteriores) e Jorge Félix (Gabinete de Segurança Institucional), assim como Marco Aurélio Garcia, assessor especial para assuntos internacionais.

A expectativa é a de que Correa conceda uma entrevista coletiva logo após o encontro com Lula. Em nome do governo brasileiro deverá falar o ministro Celso Amorim.

Defesa

Ao chegar ao Brasil na noite de ontem, Correa afirmou que defenderá a soberania de seu país, embora informe que não tenha disposição para um conflito armado.

"Somos um país pequeno, mas vamos nos defender com nossos próprios meios. [...] O massacre já começou. Não vamos cruzar os braços", disse ele.

O presidente do Equador disse ainda que o país destruiu mais de 42 acampamentos das Farc em seu território.

Desde ontem Correa disse ter dado início a uma série de viagens por países da região para defender a posição equatoriana. Antes de chegar a Brasília, esteve em Lima (no Peru). Nesta quarta-feira, ele deve seguir para República Dominicana, Venezuela, Panamá e Nicarágua.

Presidente do Equador se reúne com Lula e chama de "massacre" invasão de seu território

Fonte: RENATA GIRALDI
www1.folha.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir