Categoria Policia  Noticia Atualizada em 05-03-2008

Polícia vai investigar como arma entrou em cadeia de Franca
Detentos fizeram rebelião na noite de terça e mantiveram carcereiro refém
Polícia vai investigar como arma entrou em cadeia de Franca
Foto: Marcos Limonti

A polícia investiga como um revólver calibre 38 e dois estiletes entraram na Cadeia de Franca, a 400 km de São Paulo. Eles estavam em posse dos detentos que fizeram uma rebelião na noite de terça-feira (4) e mantiveram um carcereiro refém. Os presos - que chegaram a atear fogo nas celas - destruíram metade do prédio durante o motim, que durou cerca de cinco horas.

Segundo o delegado seccional de Franca, Maury de Camargo, a polícia vai apurar se houve negligência na revista aos familiares dos presos ou facilitação na entrada das armas. Os presos que participaram da rebelião também tinham celulares. A cadeia possui um detector de metais, o que levanta a suspeita de negligência na revista dos familiares dos presos. "Vamos apurar essa suspeita", disse o delegado.

A rebelião começou após uma tentativa de fuga, por volta das 20h30, na hora do jantar, quando os carcereiros entregavam a comida. Um carcereiro foi mantido refém com uma faca no pescoço. Os detentos exigiram a presença de uma advogada, que veio de Araraquara, a 273 km de São Paulo, para as negociações. Ela já havia participado do acordo que levou ao fim de um motim na cadeia de Pitangueiras, a 364 km de São Paulo, no mês passado.

Com o fim das negociações, o carcereiro foi liberado. Como parte do acordo, ele mesmo levou os detentos de volta para as celas. A principal reclamação dos presos é a superlotação das celas. A cadeia tem capacidade para 216 presos, mas abriga 475.

"Já solicitamos vagas em outros presídios, pois haverá necessidade de transferência. Vamos abrir uma sindicância para apurar como essa arma chegou até os presos", disse Eduardo Lopes Bonfim, diretor da Cadeia Pública.

O delegado seccional de Franca pediu a transferência de pelo menos 200 detentos. A previsão é que os primeiros presos sejam removidos ainda nesta quarta-feira (5). Uma revista nos presos e nas celas foi realizada nesta manhã, mas ainda não há um balanço da operação. O prédio também passará por uma reforma emergencial, para que seja reestabelecido o fornecimento de água e energia elétrica.

Polícia vai investigar como arma entrou em cadeia de Franca.

Detentos fizeram rebelião na noite de terça e mantiveram carcereiro refém.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir