Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-03-2008

Frota mundial atinge 1 bilhão de veículos
Em seis anos, países emergentes como o Brasil venderão mais carros que EUA e Europa
Frota mundial atinge 1 bilhão de veículos
Foto:Luísa Brito

Pela primeira vez na história, a frota mundial de veículos atinge a marca de 1 bilhão de unidades. Em seis anos, os países emergentes - entre eles o Brasil - venderão mais carros que os tradicionais mercados, como Estados Unidos e Europa. As conclusões são Organização Mundial da Indústria Automobilística (OICA, sigla em inglês), que nesta semana está reunida em Genebra.

Diante do peso cada vez maior do Brasil no mercado mundial, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) passou a fazer parte do conselho diretor do grupo. Apesar das previsões, o Brasil deve sofrer uma queda de 5% em suas exportações de veículos em 2008. "A lógica está sendo invertida", afirmou o presidente da Anfavea, Jackson Schneider. "Os dados já mostram que, em 2013 ou 2014, o mercado mais importante será o dos emergentes, e não os tradicionais consumidores", disse.

Leia também:

- Salão de Genebra abre as portas de olho nos emergentes

- Frota de SP atinge 6 milhões de veículos

- Efeito borboleta causa congestionamentos

O bloco dos emergentes é formado por China, Rússia e Índia, além do Brasil, formando o bloco de emergentes chamado BRICs. Os motivos dessa virada seria o maior poder aquisitivo das populações desses países, além do crescimento econômico.

Segundo os cálculos da OICA, em 2007 o mundo somou a venda de cerca de 73 milhões de unidades de veículos, superando pela primeira vez a marca de 1 bilhão de carros circulando. Desses, 30 milhões ocorreram nos países emergentes. No Brasil, a estimativa da Anfavea é de que a produção tenha um crescimento de 9% em 2008, com 3,2 milhões de veículos. Já o mercado interno crescerá em 17%.

"Em termos de indústria automobilística, o Brasil faz parte definitivamente dos BRICs", afirmou Schneider. Em outros setores e principalmente no que se refere às taxas de crescimento das economias, há certas dúvidas se o Brasil de fato pode ser classificado no mesmo patamar de China e Índia.

Para o presidente da Anfavea, o Brasil pode terminar 2008 como o quinto maior mercado de veículos do mundo. "Novos investimentos serão anunciados pelo setor ainda no primeiro semestre", revelou Schneider. "O mercado tem espaço para isso", disse.

Frota mundial atinge 1 bilhão de veículos.

Em seis anos, países emergentes como o Brasil venderão mais carros que EUA e Europa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir